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Monotrilho

Linha 18 fica para 2020, e Governo Federal questiona Monotrilho

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O prazo para operação do monotrilho da Linha 18-Bronze ficou para até 2020, de acordo com o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, na Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, ocorrida nesta segunda-feira (23). Na mesma reunião, representantes de União e Estado mantiveram divergência sobre o financiamento para desapropriações.

O estado aguarda R$ 1,2 bilhão do governo federal por meio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, porém este valor só seria liberado caso fossem sejam apresentadas as garantias das desapropriações, a cargo da administração estadual.

“Vamos tomar dinheiro no Exterior, sem onerar diretamente a União. Por isso, acreditamos que é possível obter aval a esse financiamento. Com esse quadro, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tende a assinar contrato. Esse acordo está faltando para viabilizar o contrato, e até o fim do ano que vem iniciarmos as obras. Entre 2019 e 2020 hoje é a realidade.”, disse o Secretário.

Já o secretário nacional da Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes, diz que a escolha do monotrilho pode não ter sido a melhor solução. Lopes assegurou que o governo federal não tem objeções pelo projeto. “Nos causa preocupação a forma pela qual se trabalha a solução. Não estamos convencidos de que a solução será a mais adequada … Isso não quer dizer que nós boicotemos” – disse Lopes.

Monotrilhos de SP

O Estado de São Paulo possui três projetos de monotrilhos. Dois deles, devem atender a uma demanda considerada de média capacidade. A ligação entre São Paulo e São Bernardo do Campo deve transportar 430 mil pessoas por dia. Já na Linha 17-Ouro, estima-se o carregamento de 250 mil passageiros por dia, quando a linha estiver completa, do Jabaquara até a estação São Paulo-Morumbi. No entanto, apenas o trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM esta em obras.

O terceiro, o da Linha 15-Prata é esperado 550 mil passageiros por dia, também quando concluído da Estação Ipiranga da CPTM até o Hospital Cidade Tiradentes. Atualmente o monotrilho opera entre Vila Prudente e Oratório, e as obras seguem até o bairro de São Mateus.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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