Seis meses após sua inauguração, o monotrilho da Linha 15-Prata ainda não opera integralmente como as demais do sistema metroferroviário. A estimativa inicial é que neste mês a operação da linha seria ampliada.
O Jornal “O Estado de São Paulo” divulgou um vídeo que mostra a operação do monotrilho:
A reportagem afirma ter ido ao monotrilho para “entender o que esta acontecendo”. Diz ainda que o Metrô não explica porque que a linha não esta aberta em período integral. Porém, existe sim a explicação, que já inclusive foi relatada em outras reportagens.
Entenda
A Linha 15 é a primeira a operar com o sistema monotrilho. A tecnologia empregada no sistema de sinalização é o CBTC (Communication-Based Train Control). Os trens não possuem operadores a bordo, assim como na Linha 4-Amarela. O aparato tecnológico foi adquirido da Bombardier, que acompanha os testes juntos com os técnicos do Metrô.
Para operar em horário integral, o sistema precisa receber uma validação após um certo número de horas-teste. Ou seja, enquanto o Metrô não obter este “certificado” não é possível a abertura full time. O processo é muito mais técnico do que politico e envolve segurança dos passageiros.
De acordo com a reportagem, as 17 estações restantes serão entregues em 2016.