Imagem de Fabio Arantes - SECOM
SPTrans

São Paulo ganha 20 ônibus superarticulados com ar condicionado

Imagem de Fabio Arantes - SECOM
Imagem de Fabio Arantes – SECOM

Atualizado às 15h15

Nesta terça-feira (2), foi apresentado pela Viação Campo Belo 20 novos ônibus superarticulados, que deverão prestar serviços nas linhas 809P – Terminal Campo Limpo – Pinheiros, e 857P – Terminal Campo Limpo – Paraíso.

Os veículos são de carroceria Caio Millennium BRT e chassi Mercedes-Benz O500 UDA (piso baixo), possuem 23 metros de comprimento cada, com capacidade é para 200 passageiros. Serão dotados de ar-condicionado. Cada unidade custou aproximadamente R$ 800 mil.

O SPUrbanuss (sindicato que reúne as empresas de ônibus da cidade) informou em nota que os veículos terão oito câmeras de monitoramento cada um. Em quatro unidades, será testado sistema de Wi-Fi (internet grátis): “Pensando na segurança e integridade da população, os Super Articulados contam com oito câmeras, sendo seis localizadas nas portas (três do lado direito e três do esquerdo), uma no validador e outra próxima ao condutor. O objetivo da câmera no validador é flagrar o uso indevido de bilhetes emitidos aos passageiros especiais, como o idoso, que é usado por outras pessoas que não a credenciada. A área do motorista será registrada tanto para verificar como o ônibus é conduzido, como para monitorar a ocupação do espaço na porta dianteira. Em quatro desses veículos, está em teste o acesso à internet via wi-fi.”. De acordo ainda com o SPUrbanuss, novas unidades foram encomendadas: “Para 2015, mais de mil unidades deverão ser adquiridas, em substituição aos veículos ano/modelo 2005. Encomendas de versões padron, articulados, Super Articulados e biarticulados já foram efetivadas.”

Padrão de ônibus para corredores

Nas palavras do prefeito da cidade, Fernando Haddad, trata-se do modelo que estará presente nos futuros corredores de ônibus: “São esses veículos que devem ocupar os corredores de ônibus, aproximando tanto quanto possível os ônibus do transporte de alta capacidade sobre trilhos. Essa é a estratégia que nós vamos utilizar para fazer dos corredores um transporte de alta capacidade. Será esse o padrão”, disse Haddad.

De acordo ainda com a prefeitura, além dos 20 ônibus entregues nesta terça-feira, outros dez já estão sendo preparados para entrar em circulação na Via Sul, em bairros como Sacomã e Vila Prudente. Outras 200 unidades foram encomendadas.

Imagem de Fabio Arantes - SECOM
Imagem de Fabio Arantes – SECOM

Nos novos ônibus estão instalados os validadores mais modernos que mostram a imagem da fotografia dos bilhetes únicos especiais. Uma câmera fotografa o usuário do bilhete único que garante gratuidade (idoso, obeso, pessoas com deficiência). O mecanismo serve para evitar fraudes no bilhete único.

Imagem de Fabio Arantes - SECOM
Imagem de Fabio Arantes – SECOM

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus