Monotrilho vai ligar Santo André a Guarulhos, diz jornal

Reunião entre representantes do poder público da cidade de santo André, na Região do ABC paulista, deve definir nesta terça-feira (2) o local de uma futura estação da Linha 10-Turquesa, que liga o Brás, região central da capital até o município de Rio Grande da Serra.

Segundo o próprio prefeito da cidade, Carlos Grana, será instalado no Atrium Shopping: “Já temos o projeto básico, em parceria com a CPTM, e vamos dar mais um passo. Posso garantir que vamos ter a nova estação e que será uma das maiores da linha”, afirmou.

A nova parada que deve ser nas proximidades da antiga parada Pirelli, e vai abrigar uma futura ligação entre Santo André e Guarulhos. Publicação do jornal “Diário Regional” aponta que o modal escolhido será um monotrilho.

mapa-da-nova-linha-de-vlt1

Conhecida como linha 14-Ônix, o ramal será operado pela CPTM, e ainda não possui nenhuma confirmação oficial quanto ao tipo de modal que servirá este novo ramal, apesar da menção na reportagem. Em 2012, falava-se em implantar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no eixo entre as duas cidades.

Serão 23 estações, partindo da futura (antiga) estação Pirelli, cruzando outras linhas da rede metroferroviária. Será possível realizar integração com as estações Sapopemba da Linha 15-Prata, cruzar com a Linha 6-Laranja, depois chegando a Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do Metrô, e da linha 11-Coral da CPTM, Linha 21-Grafite, além da futura estação União de Vila Nova, que será construída na linha 12-Safira. O Ponto final será na futura estação São João, onde o ramal se encontra com a Linha 13-Jade da CPTM.

A nova ligação vai passar pelas avenidas André Ramalho, Jorge Beretta e das Nações. Depois, segue para São Paulo, passando por regiões, como o Jardim Guarani, Cidade A.E. Carvalho e avenida São Miguel. As estações em Guarulhos ficarão próximas às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Além da estação Pirelli, Santo André terá as estações Avenida dos Estados, Vila Curuçá, Cidade dos Meninos e Oratório.

Não existe previsão para início das obras.


Autor: Renato Lobo

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Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

11 Comentários deste post

  1. Vamos governador Alkimin, mais rápido com as obras do monotrilho em direção á Guarulhos!!!!

  2. pelo tamanho da linha acho que ela devia ser trem mesmo

    fabiano / Responder
  3. O governo poderia estudar melhor esse projeto pois a região de onde essa linha vai passar é bem carente de transporte que passe nos bairros de SP. Não acho que monotrilho seja uma boa ideia mas espero ansiosa por essa linha. :)

    Thamiris / Responder
  4. Tem um erro no mapa, Linha 2 verde na vdd é Monotrilho da linha 15 Prata, Mapa desatualizado.

    Renato Molinaro / Responder
  5. Ate acredito que pode chegar sim,mais ate la talvez eu nem more mais aqui em Itaquera,pois obras eternas não da né.

    Rodrigo Santos / Responder
  6. A resposta da linha 6 laranja é a ligação de Brasilândia até a Vila Figueiredo, em Rio Grande da Serra.

    Michell Rodrigo da Silva / Responder
  7. Ué vai ser monotrilho ou vlt a e vai ser mais facil de eu ir la pra sé com linha 3-vermelha

    Matheus da silva / Responder
  8. Ué, e a integração com a estação de São Miguel Paulista da linha 12?!? Quem encomendou este projeto…Os donos das concessionárias de carros da Av. São Miguel ?!? O reitor da Unicsul ??? Esse é o traçado de modal sobre trilhos mais suspeito que eu já vi !!!

    :(

    André M. de Souza / Responder
  9. POIS,ESTOU CONSCIENTE NESTE COMENTÁRIO,QUANTO MAIS LINHAS METROFERROVIÁRIAS,FERROVIÁRIAS METROPOLITANAS,EM PARCERIAS COM A REATIVAÇÃO DA FEPASA-CBTU-RFFSA-VLT-TAV(TRÊM-BALA)QUE´SÓ ASSIMNENHUM E NEM OUTRO TRANSPORTE SOBRE TRILHOS ESTARÃO SOZINHO SE MONOPOLISANDO E PROVOCANDO PREJUÍZO PARA OS NOSSOS USUÁRIOS,TANTO PARA AS 101 CIDADES METROPOLITANAS QUANTO NAS OUTRAS 544 CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO

  10. A ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) linha 13-Jade com a linha 10-Turquesa ABC (Santo André).

    Entendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade (Guarulhos) com a região do ABC, mais precisamente com a existente Linha 10-Turquesa no município de Santo André.

    Portanto concordo com as críticas da professora urbanista Raquel Rolnik a respeito da superposição de traçado (ferrovias paralelas) entre TAV, Expresso Aeroporto e Trem para Guarulhos.

    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que será feita, outra opção teria como destino, no mínimo até a ¹*Barra Funda utilizando composições de dois andares (double decker), que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a sobrelotada Linha 12-Safira (Imagine a cena, que situação humilhante e vexatória com as pessoas tentando transitar com as malas e bagagens dentro de um vagão destes) .

    Nota: ¹*Para chegada até a Barra Funda devera ser reformada a Estação Agua Branca, readequada a Júlio Prestes e construída a de Bom Retiro.

    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração e expansão, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão “planejando” outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.

    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi muito superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

  11. Gostaria de saber se o projeto do VLT vai ligar Santo André até o Aeroporto de Guarulhos seria fantástico mesmo porque acho uma VERGONHA não termos ônibus de Santo André para o Aeroporto de Guarulhos já temos para Aeroporto de Congonhas.

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