Internacional

Cidade da Noruega paga para quem trocar o carro pela bicicleta

bikes-cidades-tudo_Ai-660x370
Recentemente divulgamos aqui no Via Trolebus uma ação da prefeitura de Dubai que sorteava ouro para moradores que trocavam o carro pelo transporte público (leia mais)

Desta vez vamos falar de outro exemplo de incentivo a mobilidade, desta vez focada no caminho a pé e na bicicleta: a administração da cidade norueguesa Lillestrøm pagou cerca de 35 reais aos moradores que andavam ou pedalavam em uma determinada via da região.

O foco da ação conhecida como “pedágio inverso” é baixar os níveis de poluição, onde estudos mostraram que é grande o prejuízo com o ar poluído. A pesquisa apontou que os modelos de transporte proposto na ação são melhores financeiramente para o governo: economia de oito dólares por quilômetro via caminhada e quatro dólares por quilômetro via pedaladas.

Muito mais valioso que o dinheiro perdido, é a vida das pessoas. Em São Paulo por exemplo, segundo pesquisa “Avaliação do impacto da poluição atmosférica sob a visão da saúde no Estado de São Paulo”, de autoria da médica Evangelina Vormittag, presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, perdem-se 4.655 vidas por ano por causa da poluição do ar. O mesmo estudo aponta que 95% da poluição atmosférica é provocada pelos veículos movidos a combustíveis fósseis, ou seja, vossa majestade o carro!

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus