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Metrô SP

Por que a Linha 20-Rosa mudou de traçado e deixou de atender Prefeito Saladino?

O ano era 2019, e um documento postado no site do Metrô previa a extensão da Linha 20-Rosa até a cidade de Santo André, na estação prefeito Saladino, na Linha 10-Turquesa da CPTM.

A parada fica entre as estações Prefeito Celso Daniel – Santo André e Utinga, atende a moradores dos bairros de Campestre, Jardim e Santa Terezinha, além de promover a conexão com o Terminal Rodoviário de Santo André, o TERSA. Haveria ainda duas estações intermediárias a partir da futura parada Afonsina: Palmares, Campestre.

Segundo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Linha 20, foi ainda previsto um pátio na região, o chamado pátio Prefeito Saladino, que estava localiza em área entre a avenida Industrial, limitada pelas ruas Alfredo Paegle e as vias da Linha 10-Turquesa da CPTM, com cerca de 131 mil m², afetando 17 lotes para sua implantação:

Fonte: Metrô de São Paulo

Mudanças no traçado

Mas pouco tempo depois os mapas mudaram, mostrando o novo eixo metroviário partindo da estação Santo André. A linha 20, a partir de Afonsina parte até a estação que leva o nome do ex-prefeito morto nos anos 2000 com duas novas estações: Príncipe de Gales e Portugal:

Fonte: Metrô de São Paulo

O estudo de impacto ambiental revela que o trecho do traçado compreendido entre as estações Palmares e Prefeito Saladino possui uma abrangência de atendimento menor quando comparada ao traçado R-Referência, que leva o eixo de transporte até a estação Santo André.

“Atende a apenas uma zona OD, a Campestre que apresenta densidade populacional (68,4 hab/ha) e de empregos (56,4 empregos/ha), enquanto o traçado R atende a duas zonas OD, Valparaíso (96,4 hab/ha e 44,2 empregos/ha) e Santo André (70,1 hab/ha e 104,0 empregos/ha). Também deixa de atender algumas funcionalidades relevantes como o atendimento à centralidade de Santo André, Paço Municipal, Fundação Santo André, Faculdade de Medicina do ABC e a integração com o corredor ABD da rede metropolitana de ônibus.”

Além disso, o traçado proposto representa uma integração com a linha 10-Turquesa mais efetiva, além de identificar o atendimento mais efetivo àquela centralidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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