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CPTM

Fim do serviço 710 da CPTM é discutido em audiência pública

Durante a audiência pública do Trem Intercidades (TIC) e Segregação do Transporte de Cargas (SNO) no trecho entre São Paulo a Campinas, ocorrida nesta quinta-feira (15), participantes questionaram o governo do estado sobre o fim do serviço 710, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

A concessão da Linha 7 junto com o Trem entre a São Paulo e Campinas, prevê a segregação da linha Rubi até a estação Palmeiras-Barra Funda.

Na pratica, seria o fim do serviço que une as linhas 7 e 10, com partidas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, sem que passageiro tenha que trocar de composição na Luz ou Brás. No primeiro ano de operação, a CPTM estimou que cerca de 165 mil passageiros tinha sido beneficiados por dia pelo atendimento criado em 2021. Além disso, o tempo de percurso no trecho entre as estações Brás e Luz, no centro da capital paulista, também foi impactado positivamente. Já o trecho total do Serviço 710 tem sido percorrido, em média, 120 minutos.

Não estão pensando na locomoção? Eu moro em Francisco Morato e dependo do serviço”, disse um dos munícipes que participou da audiência.

Já Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, afirmou que o fórum formado na ocasião era sobre questões socioambientais.

O representante do estado ainda disse que com a concessão, “o serviço da linha 7 vai melhorar muito com investimentos de R$ 5 bilhões”. Disse também que o tempo de viagem entre Jundiaí e Barra Funda deve ser reduzido em 10 minutos, e que o intervalo entre trens poderá ser de 3,5 minutos.

Almudin, entretanto, falou em uma “interoperabilidade” junto com outras linhas da CPTM. “Os novos investimentos que a gente está prevendo para a própria Linha 7 vão permitir instalar um novo sistema de sinalização, sistema esse que será replicado para as outras linhas da CPTM que serão concedidas. Isso garante a interoperabilidade entre as próprias linhas do sistema de trens metropolitanos de São Paulo. Dessa forma, a gente vai poder garantir no futuro a interoperabilidade entre várias das linhas, não apenas do serviço 710, mas também da Linha 8 e 9, linha 11, linha 7, linha 10 e etc”, disse.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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