Fonte: Metrô SP
Metrô SP

732 terrenos podem ser desapropriados para a futura Linha 20 do Metrô

O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo, que deve ligas as cidades de São Paulo e Santo André, poderá desapropriar cerca de 732 áreas e terrenos nos três municípios atendidos. O novo eixo metroviário terá mais de 30 km de extensão, e ligar as estações Santo André e Santa Marina.

De acordo com informações de representantes da operadora na primeira Audiência Pública do projeto, realizada na semana passada, um estudo preliminar aponta 609 terrenos que poderão ser desapropriados em São Paulo, 54 em São Bernardo do Campo e 69 em Santo André.

Representantes da empresa esclareceram na audiência que o pagamento das áreas é via mediante transferência bancaria, que o Metrô segue valor de mercado, que considera benfeitorias feitas no imóvel. Não é feito o pagamento por precatórios. Primeiro ocorre uma proposta de compra e venda amigável, e depois vem a ação de desapropriação.

Nesta segunda-feira, às 17h, o Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA realiza a segunda audiência pública para apresentar e esclarecer dúvidas sobre os estudos de impacto ambiental e de meio ambiente (EIA/RIMA) da futura Linha 20-Rosa. A sessão pública acontecerá no auditório do Centro de Integralidade do Iamspe (Rua Pedro de Toledo, 1800, Portão 02 – Vila Clementino, São Paulo/SP).

Alerta de fraude

O Metrô informou ainda em 2023 que não está notificando moradores sobre qualquer processo de desapropriação de imóveis na região da Lapa. O processo de definição das áreas que serão objetos de desapropriação para a construção da Linha 20-Rosa não está concluído e qualquer informe enviado diretamente aos imóveis, neste momento, é fraude.
A Companhia recebeu denúncia de que pessoas se passando por advogados do Metrô estão abordando moradores locais, munidos de informações sobre possíveis desapropriações e oferecendo valores inferiores ao de mercado para a aquisição desses imóveis.

Quem for vítima dessa tentativa de fraude, pode consultar o Metrô para a verificação dos fatos, por meio dos canais oficiais da empresa:

• Relacionamento com a comunidade lindeira às obras de expansão: desapropriações, reassentamentos, impactos de obras e comunicação social: [email protected]
• Demais canais: https://www.metro.sp.gov.br/fale-conosco
• Central de Informações: 0800 770 7722 – Todos os dias, das 5h às 24h

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus