Foto: GESP
CPTM

Três possíveis cenários de operação da Linha 13-Jade da CPTM até a Barra Funda

O Governo de São Paulo tem planos de levar o atendimento da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, para a estação Palmeiras-Barra Funda, conforme fala do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Trata-se de uma tentativa da administração estadual em elevar o uso da linha que não transporta mais que 16 mil passageiros por dia. “É importante chegar nas estações que ligam com o sistema do Metrô e CPTM de forma a ser uma linha mais aproveitada”, explicou o titular da pasta.

Baldy fala ainda em ampliar o número de viagens, o que segure elevar as partidas do trem expresso entre o centro da cidade e o Aeroporto, que é feito com atendimentos a cada duas horas, com exceção dos horários de pico.

A ideia, no entanto, esbarra em um outro projeto mais antigo da operadora dos trens paulista, de estender a Linha 11-Coral da Luz para a Barra Funda. O eixo entre as duas paradas é constituído por quatro vias férreas, e hoje é usado apenas pela Linha 7-Rubi, que vem do Brás e Luz, até Francisco Morato, passando pela estação com nome do time Alviverde. Com as duas extensões, teoricamente seriam 3 linhas para dois pares de vias.

Com esse gargalo, quais seriam as alternativas?

Possíveis cenários

Linha 11-Coral e 13-Jade seguem compartilhando vias até a Barra Funda.

Nesse cenário, as operações seguem como feitas atualmente. O expresso oriundo do Aeroporto de Guarulhos passa a usar os trilhos do Expresso Leste entre Tatuapé e Brás, e então seguiria até Barra Funda. A opção no entanto esbarra na intenção de diminuir o intervalo de ambas as linhas. Mesmo com o CBTC prometido para a Linha 11, fala-se em reduzir o intervalo de 4 para 3 minutos.

Descartar ida da Linha 11 até a Barra Funda.

Outro cenário posto seria suprimir a ideia de décadas de levar a Linha 11 até a Barra Funda, deixando espaço apenas para a Linha 13, o que não faz tanto sentido já que a extensão do expresso vai beneficiar o atendimento mais demandado da CPTM.

Linha 13 compartilhando vias com a Linha 7

Outra opção seria a Linha 13 a partir de Brás ou Luz, passar a compartilhar vias com a Linha 7-Rubi, eixo com intervalo maior que a Linha 11, o que daria “folga” para a CPTM incluir mais atendimentos na via férrea que abriga atualmente as composições com destino a Francisco Morato.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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