Ciclista

Prefeitura do RJ promete mais 150 km de ciclovia até 2016

Bike Rio de JaneiroO Rio de Janeiro possui a maior malha de ciclovias do país. Hoje são aproximadamente 300 km. Mas, visto os último acidentes ocorridos dá para perceber que esta malha não é suficiente.

Para tentar amenizar a situação, a Prefeitura anunciou que prentende construir mais 150 km de ciclovias até 2016.

No Centro, serão 17 quilômetros de ciclovias nas obras de revitalização da Zona Portuária, da Avenida General Justo até a Francisco Bicalho, passando por pontos como a Praça Quinze e a Avenida Rodrigues Alves. Ainda haverá 7,25 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas ligando a Praça Saens Peña, na Tijuca, à Praça Quinze — trecho que deve ficar pronto até o segundo semestre de 2014 —, com um braço que irá da Avenida Presidente Vargas à Lapa e à Cinelândia.

Já no segundo semestre deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente estima que fique pronta a primeira fase do Corredor Verde com ciclovias no entorno do Parque Chico Mendes, no Recreio, que levarão até a Prainha. Numa segunda etapa, em 2016, essa rota chegará a Grumari.

Com a ideia de transformar as ciclovias em alimentadoras do transporte de massas, a secretaria construirá vias para bicicletas que levem aos BRTs Transcarioca, Transoeste e Transolímpica, além das linhas do metrô e dos ramais de trem. A primeira a ficar pronta deve ser a do entorno do Engenhão, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2014.

Já em 2015, nos 50 quilômetros previstos, estão sete que devem ligar a estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras. Na Barra e em Jacarepaguá, serão 21,45 quilômetros para alimentar o corredor Transcarioca. E no Transoeste haverá quatro quilômetros de ciclovias na Estrada de Pedra, em Pedra de Guaratiba.

No período de 2013 a 2016, há a previsão ainda de aumento do número de bicicletários pela cidade. Devem ser mais 960 em todo o Rio. As estações do BikeRio também terão expansão. Segundo planejamento apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente, hoje são 60 estações, com 600 bicicletas. Em 2013, serão outras 350 estações, com mais 3.500 bicicletas.

Por Caio Lobo com informações do O Globo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus