Trilhos de trem vistos de lado. Ao lado pode-se ver um gramado verde e abaixo dos trilhos e bitola, brita de cor clara.
Trilhos de trem antigos perto de Killarney, Irlanda. 2001. Foto: Falk2, CC BY 3.0 , via Wikimedia Commons.
Mobilidade Urbana

O que é bitola de trem ou metrô?

A bitola, no contexto ferroviário, refere-se à distância entre as faces internas dos trilhos de uma via férrea. Essa medida é crucial porque determina a largura dos trens que podem trafegar por essa ferrovia. Existem várias bitolas “padrão” usadas ao redor do mundo, sendo as mais comuns:

Bitolas mais comuns

  • Bitola padrão (1.435 mm): Adotada internacionalmente como a bitola mais comum, usada na maior parte da Europa, América do Norte, China, e muitos outros países.
  • Bitola larga: Superiores à bitola padrão, como as bitolas de 1.520 mm, usadas na Rússia e países vizinhos, e a bitola de 1.676 mm, comum na Índia e em outros países do sul da Ásia.
  • Bitola estreita: Menores que a bitola padrão, como as bitolas de 1.000 mm e 600 mm, frequentemente utilizadas em linhas secundárias, linhas industriais ou ferrovias turísticas.

A escolha da bitola pode afetar a estabilidade do trem, a capacidade de carga, a velocidade máxima e os custos de construção e manutenção da ferrovia. As diferenças nas bitolas também requerem instalações especiais nas conexões entre sistemas de diferentes bitolas, como terminais de baldeação ou trocadores de bitola.

Pátio da Estação Ferroviária de Itu – Variante Boa Vista-Guaianã km 203. 2013. Foto: Amauri Aparecido Zardeto from Itu, Brasil, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons.

Qual a bitola do Metrô de São Paulo?

De acordo com a AMEAESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metro), no sistema metroviário de São Paulo, as bitolas das linhas variam e são especificadas de acordo com os padrões internacionais para otimizar a eficiência e segurança do transporte.

  • Linha 1 – Azul: 1.600mm
  • Linha 2 – Vermelha: 1.600mm
  • Linha 3 – Verde: 1.600mm
  • Linha 4 – Amarela: 1.435mm
  • Linha 5 – Lilás: 1.435mm
  • Linha 6 – Laranja: 1.435mm

A Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, por exemplo, opera com a bitola internacional de 1.435 mm, conhecida como bitola padrão. Esta bitola é definida por normas da União Internacional de Ferrovias (UIC) e da Association of American Railroads (AAR), sendo amplamente utilizada nos sistemas de metrô mais modernos ao redor do mundo, incluindo a Linha 4-Amarela e a futura Linha 6-Laranja de São Paulo.

A extensão em andamento da Linha 5-Lilás e os novos trens adquiridos para essa linha seguem a mesma especificação de bitola, mantendo a uniformidade com os trens já operantes. Esses trens, no entanto, são incompatíveis com as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que utilizam uma bitola mais larga de 1.600 mm e um sistema de alimentação elétrica diferente, baseado em terceiro trilho, ao invés de sistema de catenária.

Trem da Frota P em operação na Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo. Foto: Renato Lobo

Para a expansão da Linha 5, foram contratados 26 trens que usam o sistema de sinalização Communications Based Train Control (CBTC), substituindo o anterior sistema de sinalização por bloco fixo (ATC). O sistema CBTC é usado no Metrô de São Paulo.

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Sobre o autor do post

Matheus Albino

Via Trolebus