Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Estação Campinas voltará a receber trem regular depois de três décadas

Depois de quase três décadas, Campinas deve voltar a ter um serviço regular de passageiros, com a introdução do trem intercidades entre a cidade e Barra Funda, e o trem intermetropolitano, entre o município e Jundiaí, atendendo a Louveira, Valinhos e Vinhedo.

Símbolo histórico de Campinas, a Estação Central recebeu a última viagem de trem de passageiros em 2001. No ano seguinte, o local se transformou em um equipamento cultural do município. A previsão é de que o TIM, chamado de “trem parador” e que vai ligar Jundiaí e Campinas, passando por Louveira, Vinhedo e Valinhos, fique pronto em 2029. Já o TIC começará a operar em 2031″, diz comunicado do governo estadual.

De acordo com o site “Estações Ferroviárias“, a estação foi inaugurada em 1872, e na época, embora diferente e menor do que o prédio atual, já era a maior das quatro estações da ainda curta linha da Cia. Paulista.

Em 2001, passou o último trem com destino a Araraquara. No mesmo ano, em razão da futura desativação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), o então Prefeito Antônio da Costa Santos, o Toninho, com autorização da União, transformou o espaço num centro cultural, administrado pela Prefeitura.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus