Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Paulistano gasta quase 3h para se deslocar em SP, aponta pesquisa

Duas horas e 53 minutos de deslocamento de um ponto a outro. Parece o tempo de uma viagem né? Este é o tempo médio gasto pelo paulistano todos os dias, em 2018.

Já o tempo de deslocamento de casa ao trabalho ou estudo, o paulistano leva 1 hora e 57 minutos. A informação é da Pesquisa de Mobilidade Urbana na Cidade, feita pelo Ibope Inteligência a pedido da Rede Nossa São Paulo. O estudo foi feito entre os dias 15 de agosto e 3 de setembro, com 800 moradores da capital paulista.

O nível de confiança estabelecido pelos especialistas envolvidos na pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo aponta ainda que 43% dos paulistanos afirmaram ter o ônibus como o principal meio de transporte. Em 2017, este índice estava em 47%. Já o uso do carro é feito por 24% dos entrevistados. Em 2017, carro foi a opção de 22%. Já o metrô aparece com 12% do uso, contra 13% em 2017.

A caminhada a pé aparece com 7%, transporte por aplicativo com 5%, trens da CPTM com 3%, e bicicleta com 2%.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus