Internacional

Holanda vai usar repelente animal para evitar conflitos entres trens e animais

São Paulo – 00h01 | Foto:  eROV65 on Visual Hunt

Depois de testes, a Holanda vai usar repelente animal para evitar o conflito com a rede ferroviária. Segundo a ProRail, uma organização governamental que cuida da manutenção e extensão do transporte por trilhos dos Países Baixos, o uso do produto orgânico não-tóxico, o Tupoleum, foi aprovado em testes, e é capaz de emitir um odor que repele inofensivamente os animais selvagens.

Os testes foram realizados em três locais: Dois focaram em cervos, sendo realizados em um trecho de 5 km da via permanente, onde os animais freqüentemente cruzavam os trilhos, bem como em duas passagens de nível. Durante os estudos, não houve colisões ou interferência causadas pelo encontro dos trens com os “moradores” dos locais.

No terceiro teste, um aterro foi equipado com repelente para afastar coelhos e raposas. Os danos ao aterro foram reduzidos em mais de 85%, e o número de colisões com pequenos animais caiu drasticamente.

O produto também tem sido usado para impedir que roedores comam cabos na rota de Betuwe assim como no pátio de manutenção.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus