TAV

Alstom fabricará próxima geração de Trens de Alta velocidade com dois andares

São Paulo – 00h03

A estatal francesa SNCF – Société Nationale des Chemins de fer Français firmou um acordo com a Alstom para fornecimento de 100 novos trens de alta velocidade, a um valor de € 3 bilhões. Trata-se da próxima geração de composições do serviço de TGV.

Cada trem será composto de dois “carros de força”, além dos vagões de passageiros de dois andares. Os comboios podem transportar até 740 passageiros cada.

Os custos totais de aquisição são 20% menores do que os da geração anterior de trens TGV, de acordo com a Alstom. A empresa está debruçada no projeto há dois anos.

As novas unidades consumirão 20% menos energia do que os TGVs existentes, graças a aerodinâmica e sistema de frenagem regenerativa.

Um avanço tecnológico que atende a todos os nossos objetivos de desempenho industrial e uma fonte de orgulho que gerou uma resposta entusiasmada de todos que trabalharam nele”, disse a diretora de viagens da SNCF, Rachel Picard.

A entrega deve ocorrer entre 2023 e 2033.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus