Aviação

Infraero conclui obras de ampliação do terminal de passageiros e reforma de pista do Aeroporto de Rio Branco

Na próxima terça-feira (20/3), a Infraero entrega as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Rio Branco/Plácido de Castro (AC). A solenidade acontece às 11h no terminal acreano e contará com a presença dos ministros Wellington Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência da República), Maurício Quintella Lessa (Transportes, Portos e Aviação Civil), além do presidente da Infraero, Antonio Claret de Oliveira.

Com investimento de R$ 43,2 milhões, o terminal acreano conta agora com uma área quase três vezes maior. Passou de 4,6 mil m² para 12,8 mil m², ampliando a capacidade de 1,3 milhão para 2,4 milhões de passageiros por ano.

A sala de embarque doméstico, que antes tinha 324,01 m², agora possui 779,60 m², e o desembarque doméstico passou de 352,60 m² para 825,08 m². O aeroporto ainda ganhou novas salas de embarque e desembarque internacional, com área de 226,98 m² e 571,05 m², respectivamente.

O terminal recebeu uma escada rolante, novas posições de check-in, totalizando 16 unidades, mais uma esteira para restituição de bagagens, e mais um elevador. Foram disponibilizadas ainda quatro lojas para locadoras de veículos e salas para alguns órgãos públicos, como Anvisa, Vigiagro, Receita Federal, Secretaria de Turismo, Polícia Federal e Tribunal de Justiça (Juizado de Menor).

Além disso, o mix comercial do aeroporto foi ampliado e conta agora com três lojas e dois quiosques no piso térreo, e oito pontos disponibilizados para atividade de alimentação e um restaurante no 1º pavimento.

“As melhorias feitas pela Infraero no Aeroporto de Rio Branco demonstram o compromisso em levar o melhor padrão de qualidade para atendimento de seus clientes às diversas cidades atendidas pela empresa”, afirma o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.

As áreas externas e internas do aeroporto, bem como a cobertura frontal, receberam um desenho arquitetônico especial. Foram incluídos pilares que imitam árvores nas áreas externas, o forro ondulado em madeira ganhou inspiração nas águas dos rios locais, e as paredes internas contam agora com elementos artísticos em aplique alto relevo, usando madeira local e certificada. Todos esses elementos remetem à Identidade Regional Amazônica.

O superintendente do Plácido de Castro, Jailson Mendes de Araújo, destaca que com a conclusão das obras os passageiros terão mais conforto e comodidade. “Com a conclusão das obras de reforma, ampliação e modernização, os passageiros poderão contar com um sistema de climatização centralizado e eficiente, espaços mais amplos no saguão e nas salas de embarque e de desembarque, com ambientes aconchegantes, baseados na arquitetura regional”, disse.

Localizado a 18 km do centro da capital acreana, o terminal atende às aviações doméstica, internacional, geral e militar, mantendo operações de companhias aéreas regulares, de táxis aéreos e de aviação geral.

Em 2017, o aeroporto recebeu 345 mil viajantes, entre operações de embarques e desembarques. Passageiros que utilizam o terminal contam com voos diários para as cidades de Brasília (DF), Cruzeiro do Sul (AC), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Guarulhos (SP). As rotas são operadas pelas companhias aéreas Gol Linhas Aéreas e Latam Linhas Aéreas.

Pista

Outro grande investimento feito pela Infraero no Aeroporto Internacional de Rio Branco foi a reforma estruturante da pista, com substituição da base do pavimento e aplicação de novo pavimento de asfalto, aumentando o suporte e melhorando o nível de conforto de rolagem das aeronaves, pistas de taxiamento e pátio de aeronaves. Também foi feita a substituição do sistema de drenagem e construção de novo balizamento noturno.

Ao todo, R$ 135 milhões foram investidos nas obras, realizadas entre outubro de 2014 e junho de 2016. “A pista de pouso do Aeroporto de Rio Branco passou a ser uma das melhores da Rede Infraero. Trata-se de um serviço que teve boa execução, ainda mais se forem consideradas as dificuldades logísticas da região”, afirma o diretor de Operações e Serviços Técnicos, João Márcio Jordão.

Com esse trabalho a Infraero aprimorou a qualidade de atendimento às aeronaves que chegam e partem de Rio Branco, uma vez que as operações contam com um sistema de pistas que recebeu melhorias de drenagem, o que prolongará a vida útil do pavimento, além de reduzir custos de manutenção.

Fonte: Assessoria Infraero

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus