Trem ligará Machu Picchu ao Norte da Argentina

Uma nova e improvável ligação deve acontecer entre três países andinos da América do Sul. A cidade de San Salvador, capital da província argentina de Jujuy e que acaba de ganhar voos diretos para São Paulo, terá uma linha férrea ligando a região até Cusco (Peru), de onde uma conexão de trem para Machu Picchu é possível.

A informação foi revelada pelo ministro de Turismo da província argentina, Federico Posadas. Segundo ele, a nova linha férrea, já em construção, deve ligar San Salvador à pequena La Quanca, na divisa com a Bolívia; a cidade é conectada com a malha ferroviária boliviana, que por sua vez chega ao Peru através da cidade de Puno e, por fim, Cusco.

“No próximo ano, 44 quilômetros desta nova linha já estarão prontos, seguindo a uma velocidade de outros 22 quilômetros novos a cada ano; em quatro anos a obra estará finalizada, e os três países [Peru, Bolívia e Argentina] poderão ser transitados exclusivamente de trem”, explicou Posadas.

O resultado pode ser algo próximo ao que acontece na Europa, onde linhas férreas de vários países se interligam, possibilitando viagens de trem pelo continente.

Fonte: Panrotas


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

7 Comentários deste post

  1. Enquanto aqui em SP, não temos um trem de passageiros ligando as regiões metropolitanas mais importantes do estado (SP e Campinas), e olha que estamos falando do “estado mais rico” do país.

    Felipe /
  2. Estado mais rico, porém governado por um partido ruim em tudo, governador morno, e só ver as linhas de metrô em construção. Uma piada, e olha que tem gente que acredita neles. Estamos bem, mas bem mesmo.

    Joel /
    • Exatamente, além do partido e governador serem ruins há ainda é pouca falta de vontade em investir em transporte ferroviário, creio que até exista um movimento inverso, eles preferem lotar as rodovias de ônibus em prol da “empresariada”.

      • E isso aí Felipe. Ainda hoje, antes do almoço, estive vendo de cima, as obras da estação eucaliptos da linha 5 lilás do metrô, e pelo jeito, vai ter de novo prorrogação do prazo de entrega. Disseram que ia ser agora em Janeiro, mas pelo jeito, sera Janeiro sim, mas Janeiro de 2020. Há uma lerdeza nestas obras, que não sei não viu, eles querem é a empresariado tomando conta, pois eles são muito incompetentes. Deus me livre se esse Alckmin ganhar este ano para presidente. Deus me livre, e Deus nos livre disso.

  3. Vai chegar na Argentina antes do monotrilho chegar na Cidade Tiradentes

    tiago /

Deixe uma resposta