CPTM recebe 31º e 32º novos trens nesta quarta, 24

Nesta quarta-feira, 24/01, a CPTM recebeu mais dois trens novos do lote de 65, completando 32 unidades em operação. A partir das 10h, uma composição da série 9.500, da Hyundai, começou a operar na Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí), e a outra, da série 8.500, da CAF Brasil, no serviço Expresso Leste (Luz-Guaianases) da Linha 11-Coral.

Com mais essa entrega, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas, readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional. O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários. A previsão é que as 33 unidades restantes entrem em operação até o final de 2018.

A Linha 7-Rubi é a maior da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, terá agora 19 novos trens. Em média, são transportados 425 mil usuários por dia útil. Com cerca de 700 mil passageiros transportados/dia útil, a Linha 11-Coral é a mais movimentada do sistema. O trecho com maior movimento é o do serviço Expresso Leste, com 24,2 km. O serviço opera de Luz a Guaianases, transportando em média 500 mil usuários/dia útil e terá agora 13 novos trens. De Guaianases a Estudantes, são 26,6 km, e cerca de 200 mil passageiros transportados/dia útil.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

 

Fonte: CPTM

 


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

21 Comentários deste post

  1. Achei interessante o título da notícia, Caio, obrigado. Pois já nos informa qual número de trem novo é sem ter que ir nos posts anteriores pra fazer a conta. Se puder manter esse padrão seria ótimo!

    O.Juliano / Responder
  2. Tô sentindo falta do Grape …. volta Grape volta ….
    Quando tem post mostrando SP entrando nos trilhos ele desaparece … kkkkk

    Jurandir / Responder
    • Carreira de puxa saco dura pouco tempo-oooo

      Lulão já foi pro saco. Os proximos serão Aecio, Alckmin, Temer e cia. Aguarde….

      Renato / (em resposta a Jurandir) Responder
      • Renato, Aecio, Alckmin e Temer não irão pro saco não… pra alegria do Jurandir, que deve estar espremido em um trem lotado e sem ar condicionado, rs

        Gapre / (em resposta a Renato) Responder
  3. Mais um bom presente de Aniversário para a Cidade de São Paulo. Quem planta colhe.

    Felix / Responder
    • Carreira de puxa saco dura pouco tempo-oooo

      Galinha que corre atrás de pato morre afogadoooo

      Renato / (em resposta a Felix) Responder
  4. próxima terça-feira na estação Paraiso, as 10:00h, ultima viajem do trem frota A do Metrô. (A35), que após será retirado e enviado para reforma.

    antonio carlos / Responder
    • Uma pena, poderiam manter pelo menos um trem deste rodando, fazendo eventuais manutenções na parte mecânica, ele não é apenas um marco na historia de SP mas sim um marco na história dos transportes no Brasil.

      Felipe / (em resposta a antonio carlos) Responder
  5. Agora eu queria saber porque a frota de trens da linha 12 Safira não foi totalmente renovada e ainda colocaram trens antigos para rodar na linha 12,além disso está muito devagar a extensão da linha 12 até Suzano.

    Edson / Responder
    • Devagar? Está parada né? Nunca vejo nenhum sinal de obra por lá.

    • A extensão pra Suzano acho que nem sai, sobre os trens, são aqueles que era do expresso leste, apesar de serem do ano 2000 mais ou menos,pra trens ainda são semi novos, eu particularmente gosto desses trens, agora tem que tirar os antigãos mesmo.

      Mauri / (em resposta a Edson) Responder
    • Devagar nunca vai sair do papel, nem o expresso leste eles levaram. Até Suzano qt mais a linha 12

      Leandro / (em resposta a Edson) Responder
  6. O Governo chamar esses trens de “136° novo trem” é palhaçada

    Lucas / Responder
  7. Essa da Hyundai e igual a parte interna dos da CAF da linha 11?

    Rodrigo Santos / Responder
  8. Como Vão Ficar a CPTM Com a Extensão Para Litoral e Interior
    Linha 7 – Rubi (São Mateus/Campinas)
    Linha 8 – Diamante (São Mateus/Sorocaba)
    Linha 9 – Esmeralda (Brasilândia/Santos)
    Linha 12 – Safira (Tremembé/São José dos Campos)

    Michell / Responder
  9. Como Vão Ficar as Linhas da CPTM Para Litoral e Interior:
    7 – Rubi (São Mateus/Campinas)
    8 – Diamante (São Mateus/Sorocaba)
    10 – Turquesa (Brasilândia/Santos)
    12 – Safira (Tremembé/São José dos Campos)

    Michell / Responder
  10. Essa Hyandai e tão atrasada. Que era pra inaugurar 2 trens por mês já a CAF se entregar um trem por mês, até Novembro todo o restante será entregue.
    Isso se a linha 7 tivesse 20 trens novos a partir de agora tiraria os 10 trens. Da Serie 8500 pra linha 11ª Coral.
    Ano passado não sei a numeração e colocou na linha 11ª coral. Ai a linha esse ano ficaria com 35 trens comprados .
    Mas o jeito que esta essa linha somente em 2019 mesmo.

    Leandro / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*