Audiência Pública discutirá expansão da Linha 5 após Capão Redondo

Os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento decidiram no dia 14/11 pela realização de uma audiência pública para discutir a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô até o final da zona sul. O encontro ocorrerá no próximo dia 30/11, com a presença dos deputados membros da comissão, de autoridades e de movimentos sociais.

“É uma obra atrasada que agora está sendo retomada. O problema é que no edital para a concessão não consta a expansão até o final da zona sul. Precisamos discutir e incluir no edital essa ação”, disse o autor do requerimento que solicita a audiência, deputado Enio Tatto.

Hoje, a linha 5 liga o Capão Redondo ao Brooklin, com obras de expansão de Brooklin a Chácara Klabin.

Há um projeto de expansão para o outro extremo da linha, após Capão Redondo, com mais 3 estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela. Este projeto é o que será discutido na audiência.


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

21 Comentários deste post

  1. Não tem nem o que discutir, tem sim que fazer a expansão!

    Alias, Zona Sul é grande, deveria ter uma line pocket (Autódromo, Shoppping Interlagos e interligação com a linha ouro na Av. roberto marinho).
    Seria um ótima opção para que mora na região de Interlagos, frequenta o shopping Interlagos e da acesso ao monotrilho, por outro lado, quem chega a SP para o GP da F1, pode sair do aeroporto de Congonhas pela linha ouro, fazer a baldeação e rapidamente estar no Autódromo).
    O que vocês acham sobre linhas pequenas? 3 ou 4 estações?

    Vìtor Pereira Gabriel / Responder
    • Também acho que deveria ter uma linha para a região da Cidade Dutra. Uma linha com conexão na Vila Mariana, percorrendo todo eixo das avenidas Interlados, W. Luís, R. Berta e Sena Madureira, por exemplo. Mas acho que nem cogitam, pois a principal ligação por trilho da região é a linha 9 da CPTM e, indiretamente, a linha 5.

  2. São Paulo precisa de mais metrô e isso não tem dúvida. Pode ser linha curta ou longa o importante é atender a demanda populacional, essa área citada de Interlagos e imediações tem uma enorme quantidade pessoas e eventos. Criar estações ou opções de mobilidade valorizam a região e ainda ajuda muito no restante da cidade.

    Nivaldo Fernandes / Responder
    • Pois é, citou a questão de eventos e lembrei do São Paulo Expo (Antigo Expo Imigrantes) o acesso pela Rodovia dos Imigrantes, deveria ter uma estação ali, e todos os outros lugares de grande fluxo.
      Poderia sair do São Paulo Expo, passar pelo Shopping Plaza Sul e interligar com alguma linha próxima, saúde, praça da arvora…

      Vìtor Pereira Gabriel / (em resposta a Nivaldo Fernandes) Responder
  3. Outra linha que deveria ser expandida é a linha amarela que mesmo depois de chegar até a Vila Sonia ainda será bem curta, houve batos lá em meados de 2011 que ela seria levada até o Pari, que é pouca coisa mas já ajudaria bastante e desafogaria um pouco a Luz.

    Felipe / Responder
    • A Linha 4 tem previsão de chegar até Taboão da Serra. O problema é que falta vontade politica…..

      Renato / (em resposta a Felipe) Responder
    • Futuramente, a Linha 4 será ampliada até Taboão da Serra com mais duas estações e, na outra ponta, ao Pari. Essa última depende do projeto da linha 19, que ligará Campo Belo a Guarulhos passando pelo centro de SP.

      Alex / (em resposta a Felipe) Responder
  4. Será que aguentaria o acrescimo de passageiros?

    Jair / Responder
  5. Esse projeto é ridículo e tomara que nunca saia do papel.

    O projeto do monotrilho da M’Boi Mirim era superior (com mais estações e melhor capacidade de atender a região) mas foi abandonado na gestão Haddad/Tatto, que preferiram investir numa inútil reforma do corredor M’Boi Mirim (que a própria SPTrans considera saturado e incapaz de atender a mobilidade da região).

    http://open_jicareport.jica.go.jp/pdf/12079596_01.pdf

    Ivo Suares / Responder
    • Se o monotrilho da linha 15 prata do metrô da zona leste não irá suportar os 500 mil passageiros que terá lá, imagina um monotrilho com um monte de estações, será superlotado e pessoas sendo esmagadas dentro desses trens que seria só um terço a menos de um trem do metrô rsrsrsrsrs…

  6. De Jardim Ângela a Chácara Klabim, 800 mil passageiros por dia e 20 estações…
    Beneficiará muitas pessoas, trabalho na paulista moro em poá, mas meus companheiros de trabalho moram lá na m’boi mirim e outros próximo do hospital do jardim Ângela e pra eles seria muito importante porque eles pegava o metrô lá e descia na chácara klabim e subia pra cá, na consolação.

    Paulo Neves / Responder
  7. Teria que ter encontros nas escolas, tipo Jardim I e Jardim II… Que quem fará uso nesse ritmo serão só os filhos deles, ou netos….

    Alexandre i / Responder
  8. Todos os tracados da Linhas já existem, só falta verbas para toca-las, entre no Site do Metro e procurem “Projetos de futuras Linhas do Metro”.

    Felix / Responder
    • Os traçados até existem, mas uma obra desse porte não é tão simples assim: São necessárias análises geológicas e históricas para os túneis, dos custos de desapropriação e impactos socioambientais para as estações, influência da linha no resto do sistema… Tudo isso se fazer um projeto executivo que guiará a obra.
      Os traçados são apenas estudos de demanda em áreas populosas e sua implementação na rede, não levam em consideração diversos aspectos construtivos e logísticos.

      Francis / (em resposta a Felix) Responder
      • O Tunel da linha 4 Lilás já vai até a Rua João Teodoro , próximo ao Liceu.Acredito que na Vila Sonia o Tunel também vai a mais de 1 km da Estação Vila Sonia em direção a Taboão.

        Felix / (em resposta a Francis) Responder
  9. Muito arriscado
    E melhor fazer uma linha de metro passando pela mboi Mirim
    Porque se mandarem a linha 5 para o Ângela ela corre o risco de se tornar uma linha vermelha 2.0

    Fabiano / Responder
    • Você deveria conhecer melhor a região pra não falar merda.

      A Região do Jardim Angela é uma das maiores populações de São Paulo e precisa de um metro para atender a demanda da região.

      Rafael Almeida / (em resposta a Fabiano) Responder
  10. O Tunel da linha 4 Lilás já vai até a Rua João Teodoro , próximo ao Liceu.Acredito que na Vila Sonia o Tunel também vai a mais de 1 km da Estação Vila Sonia em direção a Taboão.

    Felix / Responder
    • Vai sim. Não sei se chega a 1 km, mas o túnel vai até mais ou menos perto da Rua Caminho do Engenho (perto de um dos desvios feitos recentemente na Av. Francisco Morato). Precisa desse espaço para os trens manobrarem.

      Alex / (em resposta a Felix) Responder
  11. Alguém sabe me dizer como foi a Assembleia do dia 30/11 se temos uma esperança dessa linha do Jardim Angela acontecer?

    Rafael Almeida / Responder

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