Audiência Pública discutirá expansão da Linha 5 após Capão Redondo

Os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento decidiram no dia 14/11 pela realização de uma audiência pública para discutir a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô até o final da zona sul. O encontro ocorrerá no próximo dia 30/11, com a presença dos deputados membros da comissão, de autoridades e de movimentos sociais.

“É uma obra atrasada que agora está sendo retomada. O problema é que no edital para a concessão não consta a expansão até o final da zona sul. Precisamos discutir e incluir no edital essa ação”, disse o autor do requerimento que solicita a audiência, deputado Enio Tatto.

Hoje, a linha 5 liga o Capão Redondo ao Brooklin, com obras de expansão de Brooklin a Chácara Klabin.

Há um projeto de expansão para o outro extremo da linha, após Capão Redondo, com mais 3 estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela. Este projeto é o que será discutido na audiência.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

21 Comentários deste post

  1. Não tem nem o que discutir, tem sim que fazer a expansão!

    Alias, Zona Sul é grande, deveria ter uma line pocket (Autódromo, Shoppping Interlagos e interligação com a linha ouro na Av. roberto marinho).
    Seria um ótima opção para que mora na região de Interlagos, frequenta o shopping Interlagos e da acesso ao monotrilho, por outro lado, quem chega a SP para o GP da F1, pode sair do aeroporto de Congonhas pela linha ouro, fazer a baldeação e rapidamente estar no Autódromo).
    O que vocês acham sobre linhas pequenas? 3 ou 4 estações?

    Vìtor Pereira Gabriel /
    • Também acho que deveria ter uma linha para a região da Cidade Dutra. Uma linha com conexão na Vila Mariana, percorrendo todo eixo das avenidas Interlados, W. Luís, R. Berta e Sena Madureira, por exemplo. Mas acho que nem cogitam, pois a principal ligação por trilho da região é a linha 9 da CPTM e, indiretamente, a linha 5.

  2. São Paulo precisa de mais metrô e isso não tem dúvida. Pode ser linha curta ou longa o importante é atender a demanda populacional, essa área citada de Interlagos e imediações tem uma enorme quantidade pessoas e eventos. Criar estações ou opções de mobilidade valorizam a região e ainda ajuda muito no restante da cidade.

    Nivaldo Fernandes /
    • Pois é, citou a questão de eventos e lembrei do São Paulo Expo (Antigo Expo Imigrantes) o acesso pela Rodovia dos Imigrantes, deveria ter uma estação ali, e todos os outros lugares de grande fluxo.
      Poderia sair do São Paulo Expo, passar pelo Shopping Plaza Sul e interligar com alguma linha próxima, saúde, praça da arvora…

      Vìtor Pereira Gabriel / (em resposta a Nivaldo Fernandes)
  3. Outra linha que deveria ser expandida é a linha amarela que mesmo depois de chegar até a Vila Sonia ainda será bem curta, houve batos lá em meados de 2011 que ela seria levada até o Pari, que é pouca coisa mas já ajudaria bastante e desafogaria um pouco a Luz.

    Felipe /
  4. Será que aguentaria o acrescimo de passageiros?

    Jair /
  5. Esse projeto é ridículo e tomara que nunca saia do papel.

    O projeto do monotrilho da M’Boi Mirim era superior (com mais estações e melhor capacidade de atender a região) mas foi abandonado na gestão Haddad/Tatto, que preferiram investir numa inútil reforma do corredor M’Boi Mirim (que a própria SPTrans considera saturado e incapaz de atender a mobilidade da região).

    http://open_jicareport.jica.go.jp/pdf/12079596_01.pdf

    Ivo Suares /
    • Se o monotrilho da linha 15 prata do metrô da zona leste não irá suportar os 500 mil passageiros que terá lá, imagina um monotrilho com um monte de estações, será superlotado e pessoas sendo esmagadas dentro desses trens que seria só um terço a menos de um trem do metrô rsrsrsrsrs…

  6. De Jardim Ângela a Chácara Klabim, 800 mil passageiros por dia e 20 estações…
    Beneficiará muitas pessoas, trabalho na paulista moro em poá, mas meus companheiros de trabalho moram lá na m’boi mirim e outros próximo do hospital do jardim Ângela e pra eles seria muito importante porque eles pegava o metrô lá e descia na chácara klabim e subia pra cá, na consolação.

  7. Teria que ter encontros nas escolas, tipo Jardim I e Jardim II… Que quem fará uso nesse ritmo serão só os filhos deles, ou netos….

    Alexandre i /
  8. Todos os tracados da Linhas já existem, só falta verbas para toca-las, entre no Site do Metro e procurem “Projetos de futuras Linhas do Metro”.

    Felix /
    • Os traçados até existem, mas uma obra desse porte não é tão simples assim: São necessárias análises geológicas e históricas para os túneis, dos custos de desapropriação e impactos socioambientais para as estações, influência da linha no resto do sistema… Tudo isso se fazer um projeto executivo que guiará a obra.
      Os traçados são apenas estudos de demanda em áreas populosas e sua implementação na rede, não levam em consideração diversos aspectos construtivos e logísticos.

      • O Tunel da linha 4 Lilás já vai até a Rua João Teodoro , próximo ao Liceu.Acredito que na Vila Sonia o Tunel também vai a mais de 1 km da Estação Vila Sonia em direção a Taboão.

  9. Muito arriscado
    E melhor fazer uma linha de metro passando pela mboi Mirim
    Porque se mandarem a linha 5 para o Ângela ela corre o risco de se tornar uma linha vermelha 2.0

    Fabiano /
    • Você deveria conhecer melhor a região pra não falar merda.

      A Região do Jardim Angela é uma das maiores populações de São Paulo e precisa de um metro para atender a demanda da região.

      Rafael Almeida / (em resposta a Fabiano)
  10. O Tunel da linha 4 Lilás já vai até a Rua João Teodoro , próximo ao Liceu.Acredito que na Vila Sonia o Tunel também vai a mais de 1 km da Estação Vila Sonia em direção a Taboão.

    Felix /
  11. Alguém sabe me dizer como foi a Assembleia do dia 30/11 se temos uma esperança dessa linha do Jardim Angela acontecer?

    Rafael Almeida /

Deixe uma resposta