VLT pode expandir por mais duas fases em Santos

O VLT da Baixada Santista pode ganhar mais 2 novas fases de construção passando por Santos. A prefeitura da cidade assinou um termo com a EMTU para iniciar estudos de viabilização de uma possível fase 3 e 4 do VLT. A fase 3 irá trafegar da Avenida Conselheiro Nébias à Praia e a fase 4 levará passageiros da Conselheiro Nébias até a Ponta da Praia pela Avenida Afonso Pena.

 

Em até 60 dias, a prefeitura tambem deve entregar toda a documentação necessária a EMTU para a licitação da fase 2 das obras (Conselheiro Nébias – Valongo).

 

“Como (nas fases 3 e 4) os deslocamentos serão de Santos para Santos, não podemos desenvolver isso. O protocolo de intenção assinado vai virar um convênio de cooperação técnica. Com ele, o prefeito solicita que se permita o trabalho em conjunto, para desenvolver o projeto. O documento pronto cria condições para que Santos se habilite para buscar recursos (para as obras)”, diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes.

 

O prefeito de Santos, Alexandre Barbosa, quer garantir agilidade mesmo que a fase 2 não tenha sido iniciada. “A segunda etapa está no processo final de licenciamento e a expectativa é que em 60 dias isso esteja concluído – o que vai possibilitar o Estado licitar ainda este ano para tirar (a obra) do papel. Aí, a gente tem a necessidade de pensar na expansão do modal dentro da Cidade. Por isso, a ideia da fase 3, que é a conexão com a Praia, e da fase 4, que é a conexão com a Ponta da Praia”.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

12 Comentários deste post

  1. E Que o Destino Seja o Governo Trazer o VLT Para o Porto de Santos

    Michell / Responder
  2. É São Paulo dando mais um passo, devagar e sempre. “A grande caminhada, começa com um passo”.

    Felix / Responder
    • sempre devagar melhor dizendo, quase parando e as vezes parando, mais para do que indo devagar

      Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
  3. É São Paulo dando mais um passo, devagar e sempre. “A grande caminhada, começa com um passo”.

    Felix / Responder
  4. Uma das poucas obras que estão andando (eu acho).

    Arthur Lira / Responder
  5. Quantas linhas seriam necessárias em santos????

    Fabiano / Responder
    • Na cidade de Santos, só mesmo da Conselheiro ao Valongo, passando pelo Centro. Talvez uma extensão até o Gerry Boat, com integração com as barcas e olhe lá. Essa linha da Conselheiro Nebias até a praia é totalmente desnecessária, existem várias linhas de ônibus que fazem esse trajeto, é só integrar.

      Necessário mesmo é expandir a linha já em operação para a área Continental de São Vicente e ao Litoral Sul.

      Douglas Stange / (em resposta a Fabiano) Responder
    • Na cidade de Santos, só mesmo da Conselheiro ao Valongo, passando pelo Centro. Talvez uma extensão até o Ferry Boat, com integração com as barcas e olhe lá. Essa linha da Conselheiro Nebias até a praia é totalmente desnecessária, existem várias linhas de ônibus que fazem esse trajeto, é só integrar.

      Necessário mesmo é expandir a linha já em operação para a área Continental de São Vicente e ao Litoral Sul.

      Douglas Stange / (em resposta a Fabiano) Responder
  6. Seria bom expandir o vlt até itanhaem aproveitando o leito da antiga sorocabana….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*