As estações menos movimentadas da rede metroviária de SP

Quais seriam as estações menos movimentadas das linhas de Metrô de São Paulo? Com certeza não seria a Sé, nem Consolação/Paulista e nem a Pinheiros.

 

Balanço divulgado mostra que a estação Chácara Klabin, da linha 2, é a menos movimentada do sistema. Nela passam apenas 14.000 usuários media dia útil. Seguramente ela deixará essa lista quando a integração com a linha 5 – lilás for inaugurada.

 

Em segundo lugar, aparece a Fradique Coutinho, da linha 4 – amarela, com média dia útil de 16.000 usuários. Dias de Carnaval não podemos dizer a mesma coisa.

 

Completam o top 5 as estações  Vila das Belezas e Adolfo Pinheiro (ambas da linha 5) com  21.000 e 23.000 usuários média dia respectivamente e Sumaré, da linha 2, com 30.000.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

22 Comentários deste post

  1. Com a expansão da linha 5, isto deve alterar facilmente, com 3 das 5 menos movimentadas sendo desta linha.

    Bruno Massolini / Responder
  2. estação Chácara Klabin com 14 mil? 736 pessoas por hora? rapaz, isso ai deve ser valor da semana, kkk. eu ia pro hospital sepaco, e descia nela, e todas vezes, enquanto esperava o trem, tinha 3 ou 4 pessoas, ou eu sozinho. kkk

    jildinei / Responder
  3. Vila das belezas é msm vazia, ninguém desce lá.

    la muerte / Responder
  4. Fradique Coutinho é um deserto mesmo. Uma vez desci lá num sábado a noite e me senti numa madrugada de domingo hahaha

    O.Juliano / Responder
  5. eu gostaria de saber as menos movimentadas da cptm

    haroldo / Responder
    • Geralmente são estações “de bairro”, tal como no relatório do Metrô. Por exemplo, Giannetti (Linha 11), Dom Bosco (linha 12), Vila Olimpia (linha 9), Domingos de Morais (linha 8)

      Anonimato / (em resposta a haroldo) Responder
  6. Estações de menor circulação são “estações de bairro”, onde a estação é mais ligada a bairros tranquilos e com pouco movimento. Não são menos importantes, no entanto.

    Anonimato / Responder
    • Não acho que essa relação é tão exata.
      – Fradique Coutinho: em pleno bairro Pinheiros, dá para a Rua Fradique Coutinho e Rua dos Pinheiros onde há muitos comércios.
      – Adolfo Pinheiro: Santo Amaro, fica numa região muito comercial também, embora talvez a estação Largo Treze fique mais próxima do “centro comercial”
      – Sumaré: entre a Heitor Penteado e a Dr. Arnaldo. Bem, talvez Sumaré seja mais bairro residencial mesmo, não conheço muitissimo bem, mas logo ali do lado tem a Cardeal Arcoverde, Pinheiros que tem muitas empresas e comércios.
      – Chácara Klabin e Vila das Belezas: desconheço totalmente a região então não posso falar.

      Só por ser uma estação de metrô, normalmente o entorno tem aspecto mais comercial e/ou empresarial e a microrregião se molda também com a chegada da estação. Talvez olhando a tabela de “ranking” completa poderíamos ver se essas estações são muito diferentes das outras que têm baixa movimentação (neste caso seria um erro de projeto fazer uma estação onde a demanda é baixíssima) ou se estão na média de baixo mesmo (o que é natural).

      O.Juliano / (em resposta a Anonimato) Responder
  7. E as da linha 15 Prata nao contam???

    Fabiano / Responder
  8. Outra estação que ficou por esquecida dentre tantos comentários “PARADA INGLESA” tb da linha Azul, não é uma estação tão movimentada. Vira e mexe eu vou para região do Tucuruvi e desembarco e embarco nela, não é tão movimentada tbm…

    Santos / Responder
  9. E as 10 menores da CPTM quais são???

    Paulo Neves / Responder
  10. na linha 3 eu acredito que guilhermina-esperança e patriarca são as menos movimentadas

    haroldo / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*