Metrô e CPTM registram queda de passageiros transportados em 2016

O Metrô registrou, pela primeira vez desde 2004, queda no número de passageiros transportados em 2016. A estatal transportou 1,107 bilhão de passageiros –10 milhões a menos que em 2015. Queda de 0.9%.

 

A principal explicação é a crise econômica. Com maior desmeprego, menos pessoas se deslocam diariamente para o trabalho. A não expansão da rede também faz com que usuários migrem para outros tipos de locomoção como ônibus e carros. Para este ano está prevista a entrega de 9 estações da Linha 5 – Lilás e 2 na Linha 4 – Amarela, o que com certeza irá fazer aumentar o número de passageiros na rede.

 

A CPTM também registou queda em 2016. Transportou 819,4 milhões de passageiros, o que representa uma queda de 1,4% em comparação a 2015.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

12 Comentários deste post

  1. Se a rede opera no limite e não é expandida, o usuário procura outro tipo de transporte que lhe dê mais conforto e rapidez, principalmente quando o preço dos combustiveis estão estáveis, acredito que nesse período tenha aumentado a circulação de carros e motos.

    Felix / Responder
  2. Claro, com o serviço cada vez pior e a politica mequetrefe do PSDB de apenas levar com a barriga e sem preocupação em buscar qualidade e eficiencia no serviço, é obvio que aqueles que podem, manda o transporte publico para a merda e migram para outros modais, principalmente o individual, aumentando a poluição e a mobilidade na cidade…

    Mas, para quem tem a certeza que sempre vão ganhar as eleiçoes, pq o povo não sabe votar, muito menos cobrar, fiscalizar e pressionar, pra que vão se preocupar?

    Essa é a forma de administrar do PSDB….governa na maioria das vezes só para carros e deixa o transporte publico em segundo plano….

    Renato / Responder
  3. Tomare que piore….e MUITO! para o povo aprender a não votar sempre nos mesmos….

    cada povo tem o governante que merece kkkkkkkkkkk

    Tiago / Responder
  4. Ninguém mandou o povo eleger “Alquimin” de novo. Agora tão vendo o resultado.

    Arthur Lira / Responder
  5. Vai melhorar muito quanto começarem as operações das Linha 5 Lilas, Linha 15 Prata, Linha 17 Ouro e Linha 13 Jade.A tendência é aumentar o número de usuários do Metro/CPTM.

    Felix / Responder
  6. Podem ter vários motivos, pra alguns pode estar caro, e optou pelo ônibus, devido a crise, e o desemprego também, mas e algo bem peculiar, de acordo com a classe de cada pessoa.

    Rodrigo Santos / Responder
  7. Ué, quem paga o vale transporte não é o empregador?

    Felix / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*