Governador visita obras da Linha 2 do Metrô de Salvador

O governador da Bahia, Rui Costa, vistou nesta quinta-feira, 23, as obras de dois dos 5 terminais de integração que funcionarão na linha 2 do Metrô de Salavdor. O Terminal Pituaçu está com 35% das obras concluídas e será o terceiro maior da cidade,com capacidade de receber 200 mil passageiros/dia. Passando por reforma, que deve ser concluída em agosto, o Terminal Mussurunga terá sua área ampliada em 23%, oferecendo muito mais conforto para os usuários.

 

Futuramente interligado à Estação Pituaçu do Metrô por meio de passarela, o Terminal de mesmo nome terá 43.900 m² de área construída distribuídos em quatro pavimentos. Dois deles serão destinados a estacionamento de veículos, outro abrigará as 20 plataformas de embarque e desembarque e um dos pavimentos será a área para acesso dos passageiros e distribuição nas plataformas, onde os usuários contarão com outros serviços.

 

Quando a reforma do Terminal Mussurunga for concluída, prevista para agosto, os usuários contarão com 10.133,5 m² o que representa um aumento de 23% na área construída. O espaço continuará com três plataformas, mas a plataforma central passará a ter operação dos dois lados, totalizando 18 baias para ônibus. O terminal reformado terá capacidade para 190 mil passageiros/dia (ou 10.000 passageiros/ hora) e até 126 ônibus por hora. O Terminal será ligado à estação Mussurunga do Metrô.

O trecho entre as estações Rodoviária e Pituaçu entrará em operação até maio, permitindo embarque e desembarque também nas estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu. Com 94,5% das obras das estações concluídas, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estará em operação plena até o final de 2017, interligando o Acesso Norte ao Aeroporto em apenas 27 minutos.

Responsável pela construção e operação do metrô em Salvador, a CCR Metrô Bahia estima que o trajeto Pirajá/Pituaçu seja feito em aproximadamente 22 minutos quando a operação regular do novo trecho for iniciada.

Com cerca de sete mil colaboradores, as obras avançam rapidamente e nos próximos meses será concluída a via de trilhos no trecho que segue até Mussurunga, incluindo as estações Flamboyant, Tamburugy e Bairro da Paz, todas em fase de acabamento. Na Estação Aeroporto, a montagem da estrutura pré-moldada deve terminar em 20 dias, dando início à montagem das plataformas e a consolidação da laje do mezanino.

Fonte: CCR Metrô Bahia


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

1 Comentários deste post

  1. Privatizar não é coisa do capeta/entreguismo, desde que seja feita da forma correta. Esse é o melhor exemplo disso que temos atualmente no Brasil. Enquanto isso em SP/RJ/MS/… só enrolação/conversa fiada pra boi manso dormir.

    Thiago / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*