Governo Federal quer tirar do papel 2 linhas de trens intercidades

O Governo Federal planeja tirar do papel duas linhas de trens de passageiros de media velocidade. A primeira, que já vinhamos falando, é a ligação entre Brasilia e Goiânia, em um trajeto de 210 km. A outra ligaria a cidade de São Paulo a Americana, no interior do estado, com 135 km.

O trem de Brasilia está em um processo mais avançado e já está em análise pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O valor porém, para construção de ambas as linhas, está salgado. A linha de São Paulo deveria custar em torno de US$ 5,5 bilhões e a da capital federal US$ 8,5 bi. Somado as linhas e convertendo para nossa moeda, os projetos sairiam em torno de R$ 43 bilhões.

Uma das saídas mais viáveis para que ambos os projetos saiam do papel seria a viabilização de PPPs (Parceria Público Privada). O Governo banca parte da obra e a esfera privada cuidaria depois da linha.


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

21 Comentários deste post

  1. Não esperava que a segunda linha fosse aqui em São Paulo. Imaginei Goiânia-Brasília e Londrina-Maringá. Espero que realmente saia do papel.

    Lucas / Responder
  2. Esse negócio de planeja tirar do papel é só conversa fiada. Já deveriam estar prontas, e fazendo outras linhas ferroviárias; mas estamos no Brasil, e é só conversa mole. Até quando a gente vai aguentar isso ?

    Joel / Responder
    • Assino embaixo no que você falou, há anos ouço esse blá,blá,blá e nada acontece de fato.

      Também acho estranho esse preço altissimo de U$ 5,5 bilhões da linha São Paulo-Americana, visto que já existem trilhos interligando as cidades.

      Felipe / (em resposta a Joel) Responder
      • Os trilhos que existem pertencem a empresa privada , será novas linhas em paralela as que já existem.Deve sair porque o Brasil está sob nova direção.

        Felix / (em resposta a Felipe) Responder
        • Sim, o Brasil está agora sob a direção de um partido que não entrega nenhuma linha de metrô em SP há mais de 20 anos

          Gapre / (em resposta a Felix) Responder
          • Então não existem as linhas 4, 5 e 15 que foram entregues nesses últimos 20 anos???

            Renato / (em resposta a Gapre)
          • As linhas 4, 5 e 15 foram entregues????? Como se ainda faltam um monte de estações???????????????

            Gapre / (em resposta a Gapre)
          • as linhas 4, 5 e 15 estão sendo “”””””””””entregues”””””””””” (milhares de aspas)

            O.Juliano / (em resposta a Gapre)
          • Quando foram entregues as Ultimas Estações das Linha 2, 4, 5 e 15 ?Ou quando foi entregue o VLT de Santos? Quando todas Estações reformadas ou construidas novas da CPTM? Realmente o dito popular tem razão: ” O brasileiro tem memória curta”, só não imaginava que era tão curta assim.

            Felix / (em resposta a Gapre)
  3. Sempre o falatório, e nada de fazer zzzzzzzzzzzzzzzz

    Rodrigo Santos / Responder
  4. Algum motivo para ser São Paulo x Americana? Campinas, Socoraba/Votorantim, Vale do Paraíba, não tem regiões mais interessantes?

    Vítor P. Gabriel / Responder
  5. Tomara que saia do “nhenhenhem” e façam logo.

    Arthur Lira / Responder
  6. Ah, mais um capítulo da lenda do “Transpequi”. Certamente posso esquecer a existência desse trem antes de me aposentar!

    Rodrigo Branquinho / Responder
  7. E Também o Trem-bala Pelos Trechos: 1 Ligando os Solos: Paulistano e Carioca e 2 do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no Interior Paulista Até o Porto de Santos, na Baixada Santista

    MICHELL / Responder
  8. A Hora do Projeto dos Trens Regionais Para Campinas, Santos, São José dos Campos e Sorocaba Sair do Papel Vai Ter Que Ser Essa

    Michell / Responder

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