Viaduto na 9 de Julho deve ser aberto a carros, diz Doria

O Viaduto Dr. Plínio de Queirós deve acomodar novamente o trânsito de automóveis já a partir do dia 2 de Janeiro de 2017, promete o prefeito eleito João Doria, em reunião com empresários reunidos na Fecomércio. Atualmente a via que passa por cima da Praça 14 Bis é usado exclusivamente por ônibus.

A atual gestão priorizou a circulação dos coletivos, evitando o que os técnicos chamam de “trânsito em X”, onde ônibus atravessando para um lado e carros para o outro. Na avenida e no túnel, o corredor de ônibus fica à esquerda, já no viaduto, os coletivos se deslocavam para a direita. Segundo a CET, isto fazia com que os ônibus perdessem 40% da velocidade média.

Pela região passam por dia cerca de 325 mil pessoas em 28 de linhas de ônibus.


Autor: Renato Lobo

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Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

32 Comentários deste post

  1. se nao deslocar o ponto para o centro vai voltar a porcaria que era antes e a agilidade do corredor de onibus irá por agua abaixo …

    Alexandre I / Responder
    • Ali não rola mover o ponto para o meio sem reconstruir o viaduto todo

      Raul / (em resposta a Alexandre I) Responder
      • sim teria que ter uma reforma grande a solução foi simples, as pessoas já se acostumaram com o desvio… Agora volta a história do cruzamento, filas monstruosas de ônibus no trecho ..

        Alexandre i / (em resposta a Raul) Responder
    • ponto no centro? vc nunca subiu neste viaduto… o ponto tem que ser onde esta mesmo. as pessoas já chegam a este ponto depois de uma super escadaria.

      fabio / (em resposta a Alexandre I) Responder
      • Nunca acessei o ponto pela 14 bis, somente pego o onibus até o terminal bandeira, ou no sentido oposto …Entao simples … deixa como está … a unica convivencia harmoniosa entre carro e onibus é o ponto seguindo pelo mesmo lado que entrou, se tiver que cruzar vai dar uma nhaca como já dava antes …

        Alexandre I / (em resposta a fabio) Responder
  2. Bem o estilo PSDB de governar….priorizar uma minoria em detrimento a mais de 300.000 pessoas que usam os onibus…..

    Depois acham ruim qdo eu digo que o PSDB prioriza o modal carro e deixa o transporte publico e pedestres em ultimo plano!

    Carro dá votos, ônibus não, simples

    Renato / Responder
  3. Todo o ganho de velocidade vai se perder com essa ideia estapafúrdia. Ônibus cruzando desnecessariamente as faixas para parar nos pontos à direita.

    Alex / Responder
  4. Dória realmente demonstrando não ser político, bem como não tendo massa cinzenta…

    Stenio / Responder
  5. Vai prejudicar quem anda de ônibus, passo ali todos os dias, antes quando carros eram permitidos no viaduto ficava horrível esse cruzamento em x para os ônibus e trava o trânsito todo, era uns 20mim de lentidão só pra passar pelo viaduto. Sem os carros a agilidade dos ônibus melhou muito.

    Breno Carvalho / Responder
  6. Um bom estudo vai dizer o que é melhor.

    Felix / Responder
    • Quais estudos estão previstos?

      O.Juliano / (em resposta a Felix) Responder
    • que estudo cara palida?

      Prejudicar mais de 300 mil pessoas em detrimento de uma minoria que ocupa 80% do espaço publico?

      Vai ver se o carro é prioridade em paises desenvolvidos….

      Se bem que, o que vai esperar do PSDB do metrô pequeno…78km contra 460 de NY e 408 de Londres? xD

      Renato / (em resposta a Felix) Responder
  7. E voltamos a retroceder novamente na mobilidade, mostrando a que veio, não quero nem imaginar, os próximos passo, que esse imbecil ira fazer.

    Rodrigo Santos / Responder
  8. A questão é simples, investir em obras para carro agrada a opinião pública, portanto é mais fácil desviar dinheiro. Quando se investe em transporte público ou ativo, a opinião pública cai de pau e até o MP fiscaliza, portanto os esquemas ficam mais difíceis.

    Marcelo Pádua / Responder
  9. Medida certíssima, foi totalmente equivocada e desnecessária a medida de fechamento deste viaduto.
    Devia remover a faixa exclusiva de ônibus do túnel logo adiante também, o volume de ônibus que passam ali não justifica o congestionamento de carros que a faixa causa.

    fabio / Responder
    • Concordo.

      Felix / (em resposta a fabio) Responder
    • Exatamente! Deviam remover os ônibus da cidade tbm, afinal há mais carros que ônibus

      O.Juliano / (em resposta a fabio) Responder
    • Vamos remover as calçadas tb…afinal cada lado caberia de 1 a 2 faixas novas de rolamento….

      ah e os pedestres? Que se danem, andem no meio dos carros, como na 25 de Março e Sta Efigênia.

      E os onibus? Que ocupem uma faixa inteira para parar….os carros que esperem, o transito espere.

      Esse é o modelo de uma cidade com mobilidade falida, onde na mente terceiro mundista de carrocratas, acham que mais vias para mais carros vai melhorar o transito….

      Por isso que o Brasil sempre será terceiro mundo…xD

      Renato / (em resposta a fabio) Responder
  10. Esse prefeitinho eleito, não está falando muito? Não tem aquele ditado, que diz: quem fala demais, da bom dia pra cavalo! Não sei não, mas tô ficando preocupado com esse cara. O povo gosta do psdb, não aprende mesmo.Fora PT,fora psdb.

    Joel / Responder
    • Até agora só ouvi dele o que apresentou em campanha, o resto é so boato, disse que disse.O cara nem assumiu e já estão avaliando – o?

      Felix / (em resposta a Joel) Responder
  11. O correto seria demolir aquele monstrengo e o Minhocão já cumpriu sua tarefa.

    Felix / Responder
    • Nisso, e só nisso, eu concordo com você. Tanto o Minhocão quanto o viaduto 9 de Julho são coisas que poderiam deixar de existir na cidade.

      Eduardo Alves / (em resposta a Felix) Responder
  12. Essa Praça 14 Bis é muito feia, deveriam dar uma revitalizada nela.

    Josh / Responder
  13. Decisão acertada, pois estava causando congestionamento e poluição, um fator primordial para os moradores e comerciantes do local. Por outro lado, colocar o ponto de parada de ônibus no centro do viaduto nos dois sentidos. Não venham criar dificuldades de origem técnica, pode faltar dinheiro. A concepção do corredor é pelas paradas no centro da via e ponto final.

    ROBERTO / Responder
  14. Passo de carro quase todo o dia, sou contra isso, era mais fácil melhorar o asfalto e o semáforo, afinal de contas em cima do viaduto só tem 1 faixa para carros e em X, Acho que dava até para fazer uma rotatória e eliminar os faróis

    Marcio / Responder

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