Consórcio Grande ABC quer Linhas 17 e 20 na região

Foto: Sergio Mazzi

Um documento apresentando pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que representa os sete municípios da região, elencou prioridades de investimentos à região, e entre as áreas está a mobilidade urbana. O documento com as demandas foi entregue ao deputado estadual Teonilio Barba, representando a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa.

“Esse conjunto de propostas reflete o nosso Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014 – 2017 e as necessidades da população das sete cidades dentro da lógica de atuação regional e metropolitana”, disse o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani. As demandas superam R$ 7 bilhões.

Entre as propostas está o início da construção da Linha 18 – Bronze e a modernização das estações ferroviárias da linha 10 – Turquesa. O consórcio quer também agilidade na construção de duas linhas para atender a região. Uma delas é a nova 20-Rosa, que está prevista para ligar a Lapa até São Bernardo do Campo, passando por Pinheiros, região da Estação São Judas (linha 1-Azul) e Cursino.

A outra reivindicação é a extensão do Monotrilho da Linha 17-Ouro em Diadema. Seria uma extensão à futura expansão do trem ao bairro do Jabaquara.

O consórcio quer ainda a integração operacional e tarifária dos transportes metropolitanos e a duplicação de rodovias.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.