São Francisco – A capital americana das bikes

Estive em São Francisco de férias e, por onde você olha elas estão presentes. Há ciclofaixas espalhadas por toda a cidade. Os ônibus e os trólebus possuem compartimento para magrelas na frente do veículo. E a cidade não é plana!

As ciclovias da cidade são diferentes das que estamos acostumadas a ver, por exemplo, em São Paulo. Elas não ficam na faixa ao lado da calçada. As vagas de estacionamento continuam intactas e ao lado, entre a vaga e a rua, estão as vias para as bicicletas. Na minha opinião isso exige mais atenção tanto do ciclista como dos motoristas. Um motorista distraído que estacionou o carro pode acertar o ciclista quando abrir a porta do carro.

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Ciclovia instalada ao lado de vagas de estacionamento – Foto: Caio Lobo

Andando pela Market Street, uma das principais ruas de São Francisco, encontrei um totem similar aos que existem em São Paulo, que marca a contagem das bikes que passam por ali. A cidade conta também com uma rede de pontos de empréstimos de bicicletas.

Contador de ciclistas

Contador de ciclistas e ao fundo, estação de bikes compartilhadas – Foto: Caio Lobo

Um passeio legal de se fazer de bike é atravessar a ponte Golden Gate e, depois, continuar pedalando até Sausalito, um vilarejo muito bonito. Muitos ciclistas fazem esse percurso, de aproximadamente 7 quilômetros. A ponte tem um lado exclusivo para os que pedalam e outro para pedestres. Caso esteja cansado para voltar pedalando, em Sausalito há balsas que levam de volta a São Francisco.

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Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

13 Comentários deste post

  1. Cidade linda.

    matheus /
  2. Descobrimos porque não te tanto mi mi mi lá, é por que não acabaram as vagas de estacionamentos das ruas, se fosse aqui falariam que estavam priorizando os carros, brincadeiras a parte, apesar de ser mais perigosas, foi uma boa solução encontrada, mas que tbm só funciona em ruas largas.

    mauri /
  3. Na YOU TUBE tem um Video de mais de uma hora sobre a cidade, dá para tirar boa conclusões. Entrar no Google “San Francisco City Tur-California USA” You Tube.

    Jardel Tales /
  4. Agora vai fazer algo parecido em SP,vão cair matando falando que e porque e de partido A ou B absurdo,parabéns as fotos.

  5. Esse artigo é um tapa na cara dos carrocratas que usam como desculpa, o fato de SP não ser plana. São Francisco está ai para mostrar o contrário….

    Renato /
  6. Em Foz tao fazendo ciclovias assim, no meio das avenidas.

    matheus /
  7. É o mais natural, não só em São Paulo,como no resto do Brasil, que as ciclovias se multipliquem exponencialmente.
    estão previstas desde sempre no CTB (Código de Transito Brasileiro). O problema é que por anos se favoreceu o uso do automóvel como solução de transporte e mobilidade (não vou entrar em méritos políticos). Mas é um fato.
    Tal favorecimento também foi o responsável pelo extermínio dos bondes de nossas cidades retirando por gerações o habito e a educação de transito sobre a convivência de veículos ferroviários nas ruas, enquanto, por exemplo, na Europa, é a apenas uma evolução de um sistema já existente.
    Por isso a idéia dos VLTs nas ruas de nossas cidades criam tanta aversão, enquanto no resto do mundo é natural.
    Enquanto não se mudar a forma de pensar qualquer iniciativa de mobilidade trará numerosas e incríveis reclamações inúteis.

    Luis Fernando /
  8. muito legal o post..!!

    Eduardo Kawasaki /

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