Edital prevê aumento na frota de trólebus em SP

Foto: José Cordeiro/ SPTuris

Edital de licitação dos transportes da cidade de São Paulo aponta um aumento na frota de trólebus da cidade. Atualmente a cidade conta com 201 veículos deste tipo, e segundo os dados do edital, este número pode aumentar para 231.

Segundo o Diário Oficial, de onde a informação foi apontada por integrantes do Movimento Defesa do Trólebus, o tipo de veículo que deveria ser adquirido pelo novo operado seria o com dimensão de 15 metros.

Linha desativadas

Após questionamentos, a Secretaria Municipal de Transportes descartou a volta da operação dos ônibus elétricos em duas linhas cujo possuem parte da infraestrutura para operação dos trólebus:

A ligação com a Praça Silvio Romero, onde de acordo com a prefeitura, a atual linha 2101 não possui demanda de operação para veículos da dimensão de trólebus. Porém, atualmente circulam veículos com o mesmo tamanho dos elétricos.

Também esta descartada a volta dos trólebus para o bairro da Casa Verde. No final dos anos 90 a infraestrutura para o sistema trólebus foi readequada no corredor de ônibus das Avenidas Rio Branco/Marques de São Vicente/Ordem e Progresso. No década passada, o serviço de trólebus foi suspenso por conta da reformas das paradas, e nunca mais foi retomado.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

2 Comentários deste post

  1. Olá Renato Lobo, acompanho seu blog e o do Ádamo, admiro a forma de escrita e a imparcialidade. Estou mobilizando uma divulgação para agora, em tempo da licitação, você poderia colaborar na divulgação de uma campanha do Avaaz? É de usuários do sistema sem fins políticos ou partidários, pelo bem da população!!!

    Por favor vamos levantar esta campanha? Agora é a hora de ter uma empresa decente na zona leste!!! A campanha:

    https://secure.avaaz.org/en/petition/Prefeito_de_Sao_Paulo_Tire_a_Express_e_o_crime_organizado_da_licitacao_de_transportes_de_SP/?nnGjRjb

    Existem CENTENAS ou milhares de noticias sobre esta empresa na internet, todas bem fundamentadas!

    Veja este dossiê feito ainda na gestão do Kassab:
    http://pt.scribd.com/doc/93926995/DOSSIE-do-Consorcio-Leste-4-SPTranstorno

    Como se não bastasse, COMPROVANDO isso, veja esta matéria da GLOBO em VÍDEO com a prisão de alguns integrantes DENTRO DA GARAGEM:
    https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2013/04/23/integrantes-da-novo-horizonte-sao-presos-por-explodir-caixa-eletronico/

    VÍDEO (ainda está no ar, baixem, porque a Globo tira depois de um tempo):
    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/04/deic-prende-quadrilha-acusada-de-roubar-caixas-eletronicos-em-sp.html

    É UM ABSURDO que uma empresa dessa possa participar da licitação e continuar por mais 20 anos na cidade de SP! Temos que aproveitar que agora é a hora e pressionar a prefeitura a dar explicações sobre isso!

    Joao / Responder
  2. É Hora da SPTrans Trazer de Volta os Trólebus Para As Zonas: Norte, Oeste e Sul da Capital Paulista Além dos Tróebus Atenderem Todo o Brasil

    Michell / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*