Brasil

Mil ônibus queimados no Brasil em 10 anos

Não houve vítimas

Um levantamento obtido pelo Blog Ponto de ônibus do jornalista Adamo Bazani revela que cerca de 1.008 ônibus foram queimados no Brasil nos últimos 10 anos. Os dados tomaram como base os boletins de ocorrência, dados da imprensa e das companhias de transporte, entre janeiro de 2004 até a primeira quinzena de agosto deste ano.

De acordo com a reportagem, quase a metade deste total corresponde ao ano de 2014, ou seja, 470 veículos incendiados. Isso significa prejuízos de R$ 500 milhões somente entre janeiro e agosto deste ano, incluindo troca de ônibus e outros gastos, como reparos, guinchamento, descarte regular de peças, por exemplo.

Segundo ainda o Blog especializado em transporte público, a cidade que mais registrou ataques a ônibus foi São Paulo. Porém, o Rio de Janeiro concentrou o maior número de vitimas, sendo que entre 2004 e até a metade de agosto, foram destruídos 239 ônibus, com 26 vítimas, das quais nove morreram.

Entre os motivos para os ataques na grande maioria está a ordem do crime organizado em determinados estados, como demonstração de força contra o estado ou de criminosos locais que se rebelam contra ações policiais.

Confira reportagem completa

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus