SPTrans

Estudos da CET apontam que faixas exclusivas registraram mais ônibus

2013-08-05-fa-faixa23-6
Estudo feito pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, aponta que o número de ônibus nas faixas exclusivas aumentou. Foram analisadas nove locais que possuem as faixas exclusivas, e a quantidade de ônibus subiu 3,9% no pico da manhã de 5 mil 939 ônibus para 6 mil 138. No pico da tarde, o aumento foi de 3,6% passando de 4 mil 929 para 5 mil 108 veículos de transporte coletivo.

Entretanto, na extensão total das nove rotas levadas em consideração pelo estudo considerando também trechos que não são dotados de faixas exclusivas para o transporte público, houve queda de 3,7% no número de coletivos circulando. Nos horários de pico, a alta foi de apenas 0,1%. Também nos mesmos locais, ainda nas nove rotas, houve queda no número de carros de 6%.

A pesquisa mostra que os automóveis ficaram 16% mais tempo parados nas vias com faixas em 2013 em relação a 2012, e no pico da tarde, este aumento foi de 7%. Já em relação a perda de tempo em congestionamentos dos carros o índice aponta em 30% no período da manhã e de 33% no pico da tarde. Este fato se dá pelo excesso de veículos, na grande esmagadora maioria, os próprios carros, além de semáforos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus