EMTU SPTrans

Bilhete Único Metropolitano não sai por questões políticas, diz secretário

Você já deve ter se perguntado qual o motivo de não existir um bilhete único universal na região Metropolitana de São Paulo, já que cartão da capital é aceito no metrô e trens, e o mesmo ocorre no cartão Bom. Porem os dois sistemas da SPTrans e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos não se conversam, mesmo existindo linhas intermunicipais que possuem mais da metade do trajeto na cidade de São Paulo.

De acordo com o secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a questão é politica: “Existe uma dificuldade para fazer (a integração) e é política. Do ponto de vista tecnológico, em menos de um mês faz. É só político. O que acontece lá? Tem a integração do Bilhete Único com o Metrô e a CPTM, que já existe. O correto era fazer com a EMTU. Não existe porque tem características próprias lá. Um dos motivos é que o controle da tecnologia não é público, é privado. Talvez seja um dos problemas para esta integração. Quando se fala em Bilhete Único Metropolitano, falta uma perna de comunicação que é a EMTU. E também pode ser dos outros municípios. Você pode fazer esta integração. Criar um Bilhete Único que envolve todos os municípios. O Bilhete Único não é uma marca de uma prefeitura, da cidade de São Paulo. Hoje ele tem que ser integrado do ponto de vista tarifário e do ponto de vista operacional também” – disse Tatto a rádio CBN e Blog Ponto de Ônibus.

Importante lembrar que a questão será tema e promessa de campanha aos candidatos ao governo estadual.

2013-11-21-fa-b_u_mensal-2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus