Mobilidade Urbana

49% é a favor do rodízio ampliado, mas maioria é contra o pedágio urbano em São Paulo

Você é favorável da ampliação do rodizio de veículos na capital paulista? Uma recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (21) revela que 49% defendem sim a ampliação do rodízio no que se refere ao horário de operação, hoje das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Em dias de jogos da copa do mundo a prefeitura ampliou o horário do rodízio das 7h às 20h: “Entre os que têm o carro como meio de transporte mais frequente, são favoráveis 40% e contrários, 57%. A maioria dos que usam transporte público é a favor: 60% entre usuários de peruas, 52%, de ônibus e 50%, de metrô”. – diz o Instituto Datafolha.

transito-sao-paulo-nove-de-julho

Pedágio Urbano

O estudo revela que 76% dos paulistanos são contra o pedágio urbano. Entre os usuários de carro, a reprovação sobe para 80%.

Porem alguns especialistas defendem a restrição. “Ele (pedágio urbano) tem esse nome feio. Mas, nada mais é do que a taxação pelo congestionamento. É o valor que o automóvel privado paga pelo espaço ocupado nas ruas e avenidas. Esse dinheiro pode contribuir para a melhoria do transporte coletivo”, diz Daniela Facchini, diretora de Projetos e Operações da ONG Embarq Brasil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus