Futuras linhas do Metrô SP e CPTM: Linha 23 Magenta e o metroanel

Série: Futuras linhas do Metrô SP e CPTM

Equipes de planejamento do Metrô e da CPTM constantemente elaboram projetos de linhas futuras na região metropolitana de São Paulo, sempre dividindo a projeção de 5 em 5 anos, ou de década em década. Recentemente divulgamos aqui no Via Trolebus um mapa que previa extensões da malha metroferroviária, porem algumas alterações foram feitas.

Tal estudo é intitulado “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” elaborado com o apoio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) e do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). O documento prevê ações necessárias para que o transporte metropolitano possa obter um equilíbrio, ou seja, para que não haja concentrações muito grandes de passageiros em uma única linha. O desenho das linhas são feitos a partir da pesquisa origem/destino feita pelo metrô.

A rede futura que será relatada nesta série com base nas informações da secretaria de transportes metropolitanos, prevê 14 linhas de Metrô e mais 14 linhas da CPTM. Lembramos que estes dados estão em constantes mudanças, então é natural que com o passar dos anos existam alteração no traçado.

Nossa viagem começa com a linha 23 magenta:

Na projeção são previstas linhas circulares, que segundo o documento, são importantes para reduzir o trafego no centro expandido da capital paulista, além de ajudarem a reduzir o grande movimento das estações centrais, tais como Sé, Luz e Brás. A linha 23, que ligará a Lapa até a Dutra, contribuirá para o chamado metroanel.

L23

Fonte: Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da RMSP – Secretaria de Transportes Metropolitanos

Então juntamente com a Linha magenta, a Linha 2-verde que vai seguir até a Dutra, a linha 20-Rosa (lapa-Moema), e 5 lilás, formaram o anel.

metroanel

Fonte: Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da RMSP – Secretaria de Transportes Metropolitanos

Não é relatado no estudo, mas muito se comenta que a estrutura montada com tais linhas contribuiria para um futuro pedágio urbano. A linha 23-Magenta é prevista para estar em operação em meados de 2030.


Autor: Renato Lobo

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Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 Comentários deste post

  1. Linha 23 nao existe nem a linha 6 direito.

    Gabriel Gomes / Responder

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