Uma apresentação realizada nesta terça-feira, 7 de janeiro de 2024, durante a visita de uma comitiva do governo do estado às obras da Linha 17-Ouro do monotrilho, revelou o cronograma de implantação das fases 2 e 3 do projeto.
Atualmente, o monotrilho está em obras na primeira fase, que conecta a Estação Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, incluindo uma extensão até a futura estação Washington Luís. A previsão de entrega é para 2026.
Expansão em Estudo
Durante a visita, o vice-governador Felicio Ramuth comentou sobre as etapas futuras do projeto, embora ainda sem detalhar datas precisas:
“Não está definido ainda o cronograma exato, mas é o nosso desejo aproveitar essa linha de produção que já existe na China, porque as fases 2 e 3 vão necessitar de mais trens em operação, o que também precisa ser planejado”, afirmou.
No entanto, uma apresentação aparentemente interna do Metrô de São Paulo revelou um cronograma mais detalhado:
- Trecho 2: Entre Morumbi e São Paulo-Morumbi, com 6,7 quilômetros de extensão e cinco estações. Previsão para início das obras em 2028.
- Trecho 3: Entre Washington Luís e Jabaquara, com 3,4 quilômetros de extensão e cinco estações. Previsão para início das obras em 2029.
Frota Prevista
A frota inicial contará com 14 trens em produção pela BYD, suficientes para atender o primeiro trecho de 7 quilômetros. Para as fases 2 e 3, estão previstos mais 12 trens, totalizando 26 composições para atender todo o trajeto planejado.
Capacidade e Integrações
A expectativa é que o primeiro trecho da Linha 17 atenda aproximadamente 100 mil passageiros por dia. Com as expansões previstas, a linha ganhará uma característica perimetral, aumentando as conexões com o restante da rede metroferroviária.
- Fase 2: Conexão com a Linha 4-Amarela na Estação São Paulo-Morumbi.
- Fase 3: Integração com a Linha 1-Azul na Estação Jabaquara.
Essas conexões prometem facilitar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento entre as regiões sul e oeste da capital paulista.