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CPTM confirma baixa de trens da série 2100

Os trens da série 2100 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operaram por décadas nas linhas da estatal, sobretudo na Linha 10-Turquesa, que liga o centro da capital paulista a Rio Grande da Serra. Foram as unidades que estrearam o Expresso Leste.

Chamados de “Trens Espanhóis”, inclusive em propagandas políticas e debates, como os calorosos que ocorreram nas eleições de 1998 entre Paulo Maluf e Mário Covas, são originários da Espanha, onde até hoje são utilizados em ligações metropolitanas e regionais.

Da Europa para a América do Sul, vieram em 1997. Assim como o Brasil, o Chile também adquiriu alguns.

Mas depois de décadas de serviços prestados, os trens de porta larga oficialmente deixaram de ser usados. As últimas unidades prestavam serviços no Expresso Linha 10, mas já faz alguns meses que não são mais vistas.

A CPTM, em nota ao Via Trolebus, confirmou a aposentadoria. “Os dois últimos trens da S2100 estão em processo de baixa patrimonial e, com isso, não estão mais em operação”, informou a operadora. A empresa optou por utilizar trens mais novos.

Renato Lobo | Via Trolebus
Renato Lobo | Via Trolebus

Para os amantes de ferrovias que gostam do trem, resta agora viajar ou para o Chile ou para a Espanha. Neste segundo caso, encontrá-los em operação será uma tarefa mais árdua, já que o modelo é pouco usado pela estatal espanhola.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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