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Trens Urbanos

Como ficará 3 estações da ViaMobilidade após reforma

A Viamobilidade assumiu a operação das linhas 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos, e em seu contrato de concessão é previsto um investimento na ordem de R$ 3,8 bilhões em 30 anos de operação. Significa que o investimento feito faz parte da contrapartida da operadora.

A empresa é alvo uma investigação por parte do Ministério Público após o aumento no número de falhas. Umas das propostas é aumentar os investimentos, além de antecipar as intervenções. Até o fechamento dessa reportagem, o acordo não havia sido formalizado.

Os investimentos já previstos estão em manutenção, conservação, melhorias, requalificação, adequação das linhas ao longo das três décadas. Estas melhorias devem contemplar trens, sistemas, além de reformas de estações.

As paradas Lapa, Imperatriz Leopoldina e Comandante Sampaio, junto com outras sete, foram as primeiras a entrarem em reforma. Muitas delas contam com edifícios da época da Fepasa, com pouca acessibilidade.

Lapa

Começando pela Lapa, haverá a construção de uma passarela para a transposição das vias, com o objetivo de garantir acessibilidade aos passageiros na passagem de uma plataforma para outra. A estação também receberá soluções para redução do vão entre o trem e as plataformas.

Renato Lobo | Via Trolebus

Além disso, serão instalados dois novos elevadores e um novo bloqueio acessível, com sinalização tátil direcional. A estação terá uma nova SSO (Sala de Supervisão Operacional) e novas salas técnicas.

Imperatriz Leopoldina

Já sobre Imperatriz Leopoldina, a parada terá três novos elevadores, um bloqueio para pessoas com deficiência, uma nova bilheteria e um paraciclo. A passarela existente de acesso da estação receberá uma cobertura metálica e iluminação nova.

Renato Lobo | Via Trolebus
Renato Lobo | Via Trolebus

A plataforma terá complementação de altura e largura, para reduzir o vão até o trem e facilitar o embarque e desembarque dos passageiros. Serão construídas novas salas operacionais.

Comandante Sampaio

Em Comandante Sampaio será a reforma mais expressiva, com três elevadores e seis escadas rolantes. Corrimãos centrais e laterais deverão ser instalados na escadaria existente. Na linha de bloqueios, será instalada sinalização tátil direcional.

Também passam por revitalização os pisos, forros, estruturas de concreto e cobertura. As obras incluem ainda a implantação de novas salas operacionais.

Além disso, o acesso para pedestres e a entrada de veículos pela Avenida dos Autonomistas serão requalificados, assim como o acesso pela Rua Adolfo Marchiolli.

Nesta estação, a plataforma também terá complementação de altura e largura, para reduzir o vão até o trem e facilitar o embarque e desembarque dos passageiros.

Renato Lobo | Via Trolebus

Nas três estações, suas escadas fixas terão um conjunto de canaletas para condução de bicicletas. Mas no geral, as obras contemplam a acessibilidade nos locais.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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