Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Urbanos

ViaMobilidade culpa trens “antigos” sobre falhas nas linhas 8 e 9

Márcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, em entrevista a TV Globo, culpou a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM sobre as falhas em trens nas Linhas 8 e 9. A empresa completa um ano de operação nos ramais ferroviários com falhas e descarrilamentos.

Os trens que operavam nas linhas 8 e 9, quando era operação da CPTM, eram mais novos. Já era previsto no edital de licitação que os trens que seriam cedidos para a ViaMobilidade eram outros mais antigos, que operavam outras linhas da CPTM. Quando teve o início da operação, esses trens foram trocados. Os trens novos ficaram com outras linhas, e os trens mais antigos vieram para as nossas linhas 8 e 9”, disse Márcio Hannas.

Esses trens vieram numa condição de manutenção muito pior do que a gente estava esperando. Dos 46 trens que foram cedidos das séries 7.000 e 7.500, 16 vieram com manutenção fora da especificação, e 30 trens vieram sem a manutenção obrigatória de 1,2 milhão de quilômetros”, afirmou.

Jean Veber

Antes da concessão, no entanto, ainda sob gestão da CPTM, a linha 9-esmeralda já operava trens da série 7000. Já de fato as composições da série 8000 foram realocadas para a Linha 11-Coral. Os 7000’s entraram em operação em 2010 enquanto os 8000’s passaram a levar passageiros em 2012. A primeira foi produzida entre 2009–2011 enquanto a segunda entre 2010–2012. A Viamobilidade ainda recebeu sete trens da série 8500, que são um dos mais novos da malha de trens paulista.

Já a CPTM, de acordo com o G1, informou que os trens passam por manutenção regular: “A CPTM é a empresa operadora de trens metropolitanos com a frota mais nova de todo o Brasil. Todos os trens dispõem de ar-condicionado e contam com a mais moderna tecnologia disponível no mercado. O mesmo acontece com os trens que foram emprestados à ViaMobilidade Linhas 8 e 9, cuja idade média da frota é de 11 anos. A vida útil de um trem é de 40 anos. Além disso, todos os trens, tanto os que operam na ViaMobilidade quanto na própria CPTM, passam por manutenção regular para a garantia da segurança dos passageiros e colaboradores.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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