Metrô SP

O possível pátio da Linha 22 do Metrô no Jardim Boa Vista

Uma área com mais de 300 mil m² quadrados e capaz de abrigar até 42 trens localizada no Jardim Boa Vista, na Zona Oeste de São Paulo. O local entre as Ruas Piemonteses e Kenkiti Shimomoto foi escolhido para abrigar o pátio de manutenção da Linha 22, de acordo com o projeto funcional do empreendimento. Ficaria às margens da Rodovia Raposo Tavares na altura do km 17.

O documento foi elaborado em 2017, e no ano passado novas informações mostraram mudanças no projeto da linha, como por exemplo o atendimento à USP e extensão até o Sumaré.

Na comparação entre as duas propostas, aparentemente houve poucas mudanças na linha no trecho entre Monte Belo e Cotia:

Proposta da Linha 22 em 2017:

Fonte: Metrô de São Paulo

Proposta da Linha 22 em 2022:

Fonte: Metrô de São Paulo

Atualmente o projeto da Linha 22 está na fase de contratação do anteprojeto de engenharia, o que pode alterar as regiões propostas de estações e também do pátio.

No termo de referência presente no edital lançado no ano passado consta o detalhamento do pátio (manutenção e estacionamentos do material rodante), apontando que deve estar de acordo com os requisitos de operação e manutenção, contemplando os seguintes itens:

a) Implantação geral
b) Plano de vias
c) Funcionalidade dos blocos e das vias:
• Bloco de manutenção;
• Prédio administrativo;
• Prédio da Subestação Retificadora;
• Prédio da estação primária (quando existir linhão da Eletropaulo de 88 kV ou 138 kV nas proximidades);
• Bloco de almoxarifado;
• Torre controle do pátio e seus equipamentos;
• Posto de combustível para veículos auxiliares
• Infraestruturas e serviços de manutenção, como lavagem e sopra do material rodante, ponte rolante no bloco de manutenção, entre outros.
• Vias para estacionamento e manutenção de veículos auxiliares;
• Vias de manutenção, parte delas contendo valas de manutenção;
• Vias de veículos auxiliares;
• Via de teste;
• Estacionamentos operacionais e infraestruturas e serviços de manutenção para atender a frota, considerando o futuro carregamento de demanda;
• Acesso de caminhões que trazem trilhos de 24 metros de comprimento, no caso de sistema sobre trilhos;
• Área para solda de trilhos, no caso de sistema sobre trilhos;
• Torno Rodeiro para acertos nas rodas, no caso de sistema sobre trilhos;
• Reservatório para conter águas pluviais;
• Área de guarda do lixo recolhido nas estações;
• Bloco de Água Potável;
• Bloco de Balança Rodoviária;
• Espaço para as baias de agregados/lastro etc.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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