Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Metrô recebe licença ambiental para Subestação do monotrilho

O Metrô de São Paulo informou por meio de um comunicado no Diário Oficial desta terça-feira, 22 de março de 2022, que recebeu da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo – SVMA – a Licença Ambiental de Operação – LAO, com validade de 10 anos, para a Subestação Primária de Suprimento de Energia e Ramal
Aéreo Consumidor Iguatemi da Linha 15 – Prata do monotrilho.

A nova Subestação Primária Iguatemi, que vai fornecer energia para a Linha 15-Prata, está em fase de comissionamento, segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, em suas redes sociais.

De acordo com a publicação, o novo equipamento passará a operar no final deste mês. “Em seguida, no mês de abril, serão realizados os testes de carga, parametrizações e proteções adequadas, com os trens recebendo energia desta nova subestação. Concluídos esses testes, ela deve ser liberada para operação.” – diz Silvani em seu post.

O novo maquinário deve permitir mais trens em operação no monotrilho. A nova subestação receberá a energia da concessionária de energia, que opera atualmente na tensão de 88.000V (kV), e transformará em 22.000V (kV), permitindo a alimentação dos sistemas de média, baixa tensão, tração dos trens e auxiliares.

Quando entrar em operação, a alimentação elétrica da Linha 15 passará a ser realizada por duas subestações primárias, sendo que uma poderá ser usada como backup da outra.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus