Trem de Carga

Chega a 21 o número de pedidos de implantação de ferrovias no Brasil

Um comunicado do Ministério da Infraestrutura informa que duas mineradoras apresentaram propostas para a implantação de ferrovias próprias, a fim de facilitar a distribuição de seus produtos pelo país.

Os pedidos integram o programa Pro Trilhos, que tem como objetivo a ampliação da malha ferroviária por meio do instrumento de outorga por autorização. A modalidade está prevista no Marco Legal das Ferrovias, que, desde seu lançamento, já soma 21 pedidos para novos empreendimentos: eles representam R$ 83,7 bilhões em investimentos e 5.640,5 quilômetros de novos trilhos.

Novos pedidos

Um dos pedidos é do Morro do Pilar Minerais S.A., sendo 100 quilômetros de extensão e R$ 1 bilhão de investimento previsto, entre os municípios de Colatina e Linhares (ES). O segmento será voltado ao transporte de 25 milhões de toneladas por ano de carga de minério de ferro (granéis sólidos).

Já a Brazil Iron Mineração Ltda pretende construir e operar uma estrada de ferro e um terminal ferroviário – projeto a ser desenvolvido em três etapas, com investimento de R$ 1,2 bilhão e extensão total da linha férrea de 120 quilômetros. Inicialmente, a empresa se propõe a executar segmento de 70 quilômetros, entre o município de Abaíra (BA), local do terminal ferroviário que pretende estruturar, a Brumado (BA). O trecho conectaria a mina Mocó, em Piatã (BA), e outros “direitos minerários” que a empresa detém no estado, ao entroncamento com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) próximo a Brumado.

Os pedidos até agora:

  • Petrocity: São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 420 km de extensão;
  • VLI: Lucas do Rio Verde/MT – Água Boa/MT: 557 km de extensão;
  • VLI: Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão;
  • VLI: Porto Franco – Balsas/MA: 245 km de extensão;
  • VLI: Cubatão/SP-Santos/SP: 8 km de extensão;
  • Ferroeste: Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão;
  • Ferroeste: Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405 km de extensão;
  • Ferroeste: Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 166 km de extensão;
  • Ferroeste: Cascavel/PR a Chapecó /SC: 286 km de extensão;
  • Grão Pará: Alcântara/MA – Açailândia/MA: 520 km de extensão;
  • Planalto Piauí Participações: Suape/PE – Curral Novo/PI: 717 km de extensão;
  • Fazenda Campo Grande: Santo André/SP: 7 km de extensão;
  • Macro Desenvolvimento Ltda.: Presidente Kennedy/ES – Conceição do Mato Dentro/MG –Sete Lagoas/MG: 610 km de extensão;
  • Petrocity: Barra de São Francisco/ES – Brasília (DF): 1.108 km de extensão;
  • Rumo: Santos – Cubatão – Guarujá/SP – 37 km;
  • Rumo: Água Boa – Lucas do Rio Verde/MT: 557 km de extensão;
  • Rumo: Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão;
  • Bracell: Lençóis Paulistas (SP): 4 km de extensão;
  • Bracell: Lençóis Paulistas-Pederneiras (SP): 19,5 km de extensão;
  • Morro do Pilar Minerais S.A: Coletina – Linhares (ES): 100 km de extensão;
  • Brazil Iron Mineração Ltda: Abaíra – Brumado/BA – Fiol – FCA: 120 km de extensão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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