Metrô

Alstom vai fornecer novos trens “Metropolis” para Santo Domingo

A Alstom informou que deve fabricar oito novas composições metropolitanas de três carros para a Linha 1 do Metrô de Santo Domingo, Capital da República Dominicana. O concurso público internacional, administrado pela Oficina Para el Reordenamiento del Transporte (OPRET) e financiado pela Agence française de développement, é um projeto prioritário para o desenvolvimento da infraestrutura da cidade e para o aumento da capacidade de transporte da capital do país.

A linha 1 do metrô de Santo Domingo, pensada para melhorar a mobilidade no corredor centro-sul da cidade, atende 16 estações em 14,5 quilômetros. Os novos trens que a Alstom está fornecendo poderão operar em múltiplas unidades, acopladas entre si ou com os trens da frota anteriormente adquiridos pela OPRET, permitindo que a capacidade seja adaptada à demanda: configurações de 6 carros nos horários de pico e 3 para horários no fora de pico.

“Com o anúncio deste novo contrato, a Alstom reafirma seu compromisso de continuar trabalhando lado a lado com a OPRET no caminho para uma mobilidade mais verde e inteligente que forneça uma solução sustentável para o transporte em Santo Domingo e na República Dominicana”, disse Iván Moncayo, da Alstom Diretor Administrativo na República Dominicana.

Os novos trens serão fabricados na fábrica da Alstom em Santa Perpétua, Barcelona, ​​Espanha, e os dois primeiros trens chegarão ao porto de Santo Domingo aproximadamente 18 meses após a assinatura do contrato. Esses novos trens vão se juntar aos 25 trens Metrópolis que a Alstom fornecia anteriormente ao Metrô de Santo Domingo para a Linha 1 e aos 21 trens Metrópolis fornecidos para a Linha 2, desde 2009.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus