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Linha 5-Lilás do Metrô ganha upgrade no sistema elétrico. Frota F segue inoperante

O sistema de energia é vital para o funcionamento de eixos metroviários e ferroviários, e a medida em que mais trens entram em operação, a alimentação elétrica precisa ser mais robusta.

A linha 5-Lilás do Metrô teve trabalhos de reforços nos sistemas, de acordo com o presidente da companhia, Silvani Pereira, em suas redes sociais. O eixo metroviário que liga as estações Capão Redondo e Chácara Klabin, é operada pela ViaMobilidade. Mas alguns trabalhos de melhorias ainda estão a cargo da estatal.

“Finalizamos a instalação do reforço de 22kv em toda a extensão da Linha 5-Lilás. Foram usados 48.366 metros de cabo para proporciona uma melhoria em todo o sistema de alimentação elétrica”, disse Silvani no post.

Nem sinal da frota F

A linha 5 pode ter tido melhorias no sistema de energia, mas isso não significa, por enquanto, incremento na oferta de composições com a frota F, chamada de série 500 fase I.

Em junho o Metrô havia liberado e ajustados os trens para uso na Linha 5-Lilás, e naquele mês a ViaMobilidade, concessionária responsável pelo eixo metroviário, confirmou a volta das composições. Perguntado pelo Via Trolebus sobre o retorno das composições na época, a concessionária disse que “os trens da Frota F que estão sendo liberados parcialmente pelo Metrô passarão por um período de testes e ajustes”.

Passado seis meses, as oito unidades do modelo Metropolis ainda não voltaram a levar passageiros. Mas, em uma reposta nas redes sociais no mês de outubro, a concessionária diz que as composições voltam em breve e que a empresa ainda aguarda o recebimento oficial por parte do governo estadual para a concessionária:

Já o presidente do Metrô, na postagem que falou sobre o upgrade no sistema de energia, respondeu a um usuário que a “utilização da Frota F está sob gestão da Via Mobilidade”.

Fontes ouvidas pelo site dão conta de que há problemas na integração entre os oito trens que estão inoperantes desde 2017, e o sistema de sinalização CBTC.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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