Recordar é viver

No passado, trens da “Linha 8-Diamante” da CPTM partiam da Luz

O passageiro que parte da Luz, e deseja se dirigir a Osasco, Barueri ou Itapevi, precisa atualmente trocar de linha em Palmeiras Barra Funda, entre as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.

Mas uma publicação da página SP Sobre Trilhos no Facebook, mostra que existiu uma época onde os trens da antiga Linha Oeste da Fepasa iam até a Estação da Luz. O cenário provavelmente ocorreu na década de 80.

De acordo com a publicação, cerca de um terço dos trens tinham com destino a famosa estação central que faz conexão com o Metrô, e o restante dos trens fazia parada normalmente em Julio Prestes.

Projeto de túnel entre Luz e Júlio Prestes

No mandato do ex-governador Geraldo Alckmin, entre 2010 e 2014, havia sido prometido um túnel entre as duas estações.

Em 2016, foi aprovado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, a instalação de um túnel de ligação entre as estações Luz e Júlio Prestes. Em meados de 2000, o Governo do Estado lançou o programa “Integração Centro”, onde era previsto um túnel de integração entre as duas paradas centrais.

O projeto, no entanto, não prosperou e atualmente não há prazos para sua execução.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus