Tecnologia

Índia desiste de projeto de trem a vácuo “Hyperloop” que anda a 1.200 km/h

O projeto de trem que correrá por um túnel a vácuo, e poderá ultrapassar velocidades de 1000 km/h já tem as primeiras desistências.

O Governo indiano anunciou a decisão de interromper a implantação de um eixo de transporte ultra-rápido que deveria ligar Mumbai e a cidade de Pune.

Representantes do poder local dizem que devem aguardar outros projetos a prosperarem no mundo para então levar o sistema para a Índia. “O projeto Hyperloop não foi implementado em nenhum lugar do mundo. Que seja realizado primeiro em algum lugar para que sejam construídos pelo menos 10 km. Se um projeto desse tipo for implementado e obtiver êxito, consideraremos a possibilidade de sua implementação no estado”, disse um porta voz.

O projeto

Um Hyperloop é um meio de transporte de passageiros, que poderá transportar carga, idealizado pela Tesla e a SpaceX. Baseando-se fortemente no vactrain de Robert Goddard, um hyperloop é um tubo ou sistema selado de tubos através do qual um pode viajar livre de resistência ao ar ou atrito transportando pessoas ou objetos em alta velocidade, sendo muito eficiente, reduzindo drasticamente os tempos de viagem em médio alcance distâncias.

A versão do conceito de Elon Musk, mencionada publicamente pela primeira vez em 2012, incorpora tubos de pressão reduzida nos quais as cápsulas pressurizadas montam sobre rolamentos de ar acionados por motores de indução linear e compressores axiais.

O conceito Hyperloop Alpha foi publicado pela primeira vez em agosto de 2013, propondo e examinando uma rota que vai da região de Los Angeles até a área da baía de São Francisco. O artigo Hyperloop Genesis concebeu um sistema hyperloop que impulsionaria os passageiros ao longo da rota de 560 km a uma velocidade de 1.200 km/h, permitindo um tempo de viagem de 35 minutos, que é consideravelmente mais rápido do que tempos atuais de transporte ferroviário ou aéreo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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