VLT

Triplica o número de passageiros do VLT de Sobral

O sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT da cidade de Sobral, no Estado do Ceará, que é operado pela Metrofor – Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, teve um aumento de 374% no número de passageiros transportados em 2018 na comparação com 2017, quando 362,3 mil passageiros usaram os trens. No ano passado foram 1,3 milhão de usuários.

Desde o final de 2016, o VLT opera em horário integral, atendendo nos três turnos, no período de 5h30 às 23h, com cobrança de tarifa.

Este aumento deve-se à melhoria continuada na produção do serviço de transporte, desde o momento em que estendemos a atividade operacional, com o aumento do horário de atendimento”, afirma o diretor-presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz.

“Há que se destacar, também, tendo importância estratégica relevante, a parceria assinada com a Prefeitura de Sobral, que proporcionou a redução da tarifa do VLT para R$ 1,00”, disse o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Esse sistema de VLT de Sobral é um exemplo para o Brasil. Eu estive lá na cidade em abril de 2018 e pude presenciar o seu funcionamento.
    Foi implantado utilizando a infra estrutura das linhas de trens de carga já existentes, sem frescura, o trem de carga continua a circular sem problemas, já que são poucos trens de carga.
    A linha norte e a linha sul se encontram na estação de Campo dos Velhos. você faz a transferência sem problemas e sem demoras. Quado andei lá estava bem cheio de gente.
    É movido à diesel e não demanda altos investimentos em infra estrutura de alimentação elétrica. Portanto é de fácil implantação, o ideal. Deveriam haver mais desses VLT`s no país, principalmente em ferrovias que cortam os centros das cidades no interior que não tem trafego algum.
    Parabéns a METROFOR e todos os seus funcionários, por fazer do VLT Sobral uma realidade.

  • O mesmo modelo de VLT existe ena Paraíba, Rio Grande do Norte, ó e na minha terra natal, Recife. Lá, eu andei algumas vezes, é super seguro e confiável.
    Parabéns à CBTU também, por não abandonar as vias métricas antigas. Esse VLT eficiente e baratinho jamais seria uma realidade nas mãos de qualquer empresa privada/concessionária.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!