Foto: SrBudd
Imagem compartilhada nas redes sociais sugerem o fim na operação dos trens da série 1700 em março. A ilustração não foi divulgada nas redes sociais oficial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, o que coloca suspeitas sobre a veracidade da informação:
No entanto, a dúvida sobre a baixa dos trens diz respeito apenas a data informada no post, já que a própria operadora já informou em um comunicado que as composições fabricadas no final da década de 70 devem sair de cena.
O TUE série 1700 foi o último grande projeto da Mafersa adquirido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. Em 1980, entrou em operação na Superintendência de Trens Urbanos do Rio de Janeiro (CBTU/STU-RJ).
Somente em 1987 a série chegou em São Paulo por meio da Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo (CBTU/STU-SP), chamada na época de série 700.
Durante muito tempo, a série deteve o melhor MKBF (índice de falhas por quilômetro rodado) de toda a frota da companhia.
Desde o ano de sua fabricação ate os dias atuais, somente uma unidade da entrega original foi baixada por perda total (1739/1740), no acidente na estação Perus em 28 de julho de 2000.
Pela aparência parecem que foram feitos na década de 50 são bem feios, as janelas são estranhas, me surpreendi quando fiquei sabendo que são da década de 80, infelizmente o Brasil não era bom em designer, hoje estamos melhor
A RFFSA e sua subsidiária CBTU mantinham sempre o mesmo projeto em seus trens. Veja um trem da série 100 da década de 30 e todos os que vieram até os anos 80. A série 700 veio para operar na antiga Santos Jundiaí, que tinha um visual diferente da Central, porém manteve alguns detalhes pertinentes às séries 101 e 401 dessa ferrovia. Londres e Nova York também pouco alteram o visual dos seus trens de metrô.
Caro amigo, esse trem foi e continua sendo um dos melhores trens da CPTM, pois foram fabricados na década de 1986 e entrou em operação em 25/05/87,pois possui equipamentos japoneses e o acompanhamento inox é muito mais resistente do que os da caf.
Narciso de Queiroz, legal a sua informação, realmente verifiquei algumas imagens de trens ingleses e são bem parecidos.
Já passou da hora mesmo de aposentarem estes trens. Ninguém merece.
Sp é um estsdo rico e pode descartar umamaquina desta e comprar os “ótimos” CAF… Um trem que ficaria muito mais barato se modernizar do que os novos…
Igual aos trens do metrô?
Eles fazem um milagre e o reformado fica mais caro que o novo!
Ê Brasil!