Metrô SP

Se a Linha 4 é automática, por que um simulador de trem?

Colaboração de Caio Lobo

Recentemente foi noticiado que a concessionária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela [Luz-Butantã] da malha metroviária de São Paulo, instalou um simulador de trem para seus operadores. No entanto, as composições que lá prestam serviços, são conduzidas de forma automática, sem a presença do agente nos controle.

Pensando nesta questão, o Via Trolebus foi conhecer este novo equipamento, de dar inveja a qualquer amante da ferrovia:

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A ideia dos projetistas da empresa Espanhola Lander, que faz parte do grupo da Caf, foi replicar uma cabine de controle idêntica à frota que opera na linha 4, cujo fabricação destes foi feita pela coreana Hyundai Rotem.

As peças presentes, como botões e alavancas são os mesmos dos trens em operação. Na frota operacional, o console esta presente em uma tampa do lado esquerdo da cabeceira do trem, que na maioria das vezes na condução automática, fica fechada por razões obvias.

De acordo com o Gestor de Atendimento da ViaQuatro, José Luiz Bastos, a intensão do simulador é treinar os funcionários, e um cenário em que dificilmente o modo manual é usado. “O efeito perverso da linha automática é que o nosso homem tem pouco contato com a maquina. Então o dia que precisa, é mais ou menos como alguém que tira a carta de motorista, guardou e nunca anda de carro. Ai um belo dia ele resolve sair de carro. Vai fazer barbeiragem pela rua”, explica Bastos.

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Simulador, visto de fora

Dentre as ocorrências sujeitas a ocorrem podem ser, falhas no sistema de energia, de sinalização, entre outras. “O trem automático está sujeito a falhas como qualquer equipamento. Quando você perde automatismo, ele precisa ser conduzido manualmente”, afirma José Luiz.

Ele explica também que qualquer funcionário da estação está habilitado a operar o trem, caso necessite, sendo uma média de 250 agentes de seguranças, e 200 de atendimento e manutenção.

Ainda sim, os índices de viagens cumpridas pela concessionária chegam próxima aos 100%. “De tudo que a gente programa [viagens], a gente realiza 99,7%”, conta o gestor. É o equivalente a uma 1 viagem não cumprida no mês, lembrando que a cada dia são feita mais de 700 viagens.

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Painel é idêntico aos presentes nos trens em operação

Outro fator que justifica o simulador, é que em modo manual, os trens não podem ultrapassar os 30 km/h, já que o agente não possuí visão macro dos outros trens em operação, e que poderia comprometer a segurança dos passageiros. Quando um operador conduz um dos trens, e ultrapassa os 30 km/h, a composição automaticamente para.

Painel acompanha simulação dos operadores
Painel acompanha simulação dos operadores

Trens novos

José Luiz Bastos também falou um pouco das novas unidades que estão chegando ao Pátio Vila Sonia. A ViaQuatro adquiriu 15 novas composições que devem atender a conclusão da segunda fase da Linha 4-Amarela. Destes, já estão no Pátio Vila Sonia 11 trens.

“A gente não pode deixar o trem parado. Vamos fazer um giro. Vamos mesclar a utilização das duas frotas.”  diz o Gestor de Atendimento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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