Foto: Alstom Transport/ TOMA - C. Sasso.
Internacional

Alstom e Bombardier vão produzir trens regionais para França

Foto: Alstom Transport/ TOMA - C. Sasso.
Foto: Alstom Transport/ TOMA – C. Sasso.

Um consórcio formado pela Alstom e a Bombardier vai fornecer 10 trens do tipo double-deck que devem custar 150 milhões de euros. Os trens serão projetados e construídos em fábrica da Alstom, e devem ser entregues em 2017 para a linha RER A – a mais movimentada na Europa.

A Linha A vai dos Terminais a oeste em Saint-Germain-en-Laye (A1), Cergy Le Haut (A3) e Poissy (A5) aos Terminais a leste em Boissy-Saint-Léger (A2) e Marne-la-Vallée-Chessy (A4). Foi inaugurada em 12 de dezembro de 1969, sendo a primeira da RER.

RER significa “Rede Expressa Regional”, que serve as grandes aglomerações e arredores como Paris, Bruxelas, Lyon, e etc. A rede de trens regionais faz a integração das linhas da periferia com uma rede subterrânea ou ao ar livre que atravessa o centro das aglomerações. O RER é utilizado como rede expressa, oferecendo múltiplas integrações com o metropolitano (o metrô francês).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus