Mobilidade Urbana

Os projetos do Rio que nunca saíram do papel

image001Assim como o Metrô de São Paulo teve vários projetos que nunca saíram do papel (relembre aqui) , a cidade do Rio de Janeiro não fica atrás também.

Um trem japonês (o HSST) seria um trem suspenso usaria uma tecnologia de transporte silencioso. Ao meu ver, hoje, ele seria o monotrilho. Esta linha foi  gestada no primeiro governo Cesar Maia (1993-96) e defendida pelo sucessor Luiz Paulo Conde (1997-2001). Pelo menos duas associações de moradores — a de Botafogo e a do Jardim Botânico — entraram na Justiça, na época, para barrar o intento do prefeito. A rede do HSST desceria pelo canteiro central da Avenida das Américas, Autoestrada Lagoa-Barra, Lagoa, Humaitá, Botafogo, Aterro do Flamengo até o Aeroporto Santos Dumont.

Uma linha de Metrô que seria denominada linha 3 também acabou na gaveta. Ela faria a ligação Rio-São Gonçalo-Itaboraí. A linha teria um túnel que passaria sob as águas da Baía de Guanabara.

“É de longe a mais importante intervenção urbana do Brasil sob a ótica das pessoas. A estação Carioca tem mais um andar abaixo do atual já pronta e que custou muito caro. Temos engenharia nacional banal para construção do túnel submarino, que teria três quilômetros. O passageiro levaria 29 minutos do Centro do Rio a Alcântara (em São Gonçalo)”, diz Ronaldo Cezar Coelho que liderou os estudos de viabilidade técnico-econômica do projeto no fim dos anos 90.

Previsto para ficar pronto antes da Copa do Mundo de 2014, o Transcarioca, corredor de ônibus ligando a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim via subúrbio, ocupa hoje um eixo rodoviário que, há 40 anos, esperava-se que seria usado para a Linha 6 do metrô. O projeto metroviário, diz Luiz Paulo Correa da Rocha, chegou a ser ressuscitado, em parte, pelo prefeito Cesar Maia, com o nome de Transpan, passando pela Linha Amarela. Hoje vereador do DEM, Cesar diz que o Transpan ficou no campo das ideias porque a concessionária da Linha Amarela teria visto no metrô um risco ao equilíbrio econômico do contrato da via expressa.

Cesar Maia também havia projetado um VLT passando pela Cidade de Deus e Madureira. O BRT Transcarioca que está construído é hoje “este VLT”.

Por Caio Lobo | Imagem de “O Globo”

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus