Ciclista

Avenida Paulista lidera ranking de acidentes por quilômetro com ciclistas

No dia em que começa a valer a multa para motoristas que desrespeitarem os ciclistas, a CET divulgou dados sobre mortes com os pedalantes. Só na Avenida Paulista com 2,6 km de extensão, foram 15 acidentes envolvendo ciclistas nos últimos três anos, sendo a via que lidera em acidentes com ciclistas por km. Ela tem 50% mais acidentes, por exemplo, do que a segunda colocada, a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, também no centro.

A Zona Leste lidera em números absolutos, onde mais se registram acidentes com ciclistas. De acordo com a CET, 8 das 10 vias onde mais aconteceram acidentes estão nessa região – a líder é a Avenida Sapopemba, que começa na Vila Prudente e vai até o limite da capital com Santo André, no ABC, com 23 quilômetros.

Outra via com perigo em potencial é a Marginal do Tietê. Lá, aconteceu um acidente por quilômetro, na média. A Companhia Engenheira de Tráfego não recomenda trânsito de bicicletas em nenhuma das duas marginais. “Apesar de as duas Marginais terem registrado alto índice de atropelamento, são vias de trânsito rápido, não recomendadas para o tráfego de bicicletas”, diz em nota.

Multas

Dirigir muito perto de bicicletas, fechar no trânsito, cortar na frente do ciclista e colar na traseira serão as infrações fiscalizadas. A multa para quem desrespeitar o ciclista é de até R$ 574,62, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Só no ano passado, 49 ciclistas morreram no trânsito paulistano, segundo a CET.
Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus